Página inicial > Notícias > Olimpíada Mineira de Química

Olimpíada Mineira de Química

Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 15h05 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2023, 15h39

Campus Machado incentiva participação em olimpíadas do conhecimento

Estudantes do Ensino Médio disputam a segunda fase da Olimpíada Mineira de Química (OMQ)

unnamedEstudantes dos cursos técnicos integrados em Alimentos, Agropecuária e Informática representaram o IFSULDEMINAS - Campus Machado na segunda fase da XXVI Olimpíada Mineira de Química (OMQ). As provas ocorreram no sábado, 2 de setembro, na cidade de Poços de Caldas e em outras 16 cidades.

Ao todo, 17 estudantes disputaram a segunda fase. Os alunos do primeiro ano do ensino médio competiram na modalidade A, já os alunos do segundo ano do ensino médio na modalidade B. Os participantes passaram por treinamento para revisão dos conteúdos com o Grupo de Estudos Aplicados em Química “Halô, Gênios!”, do Campus Machado.

A OMQ é organizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e conta com diversas fases. Os estudantes medalhistas de ouro, prata e bronze das modalidades A e B da segunda fase serão classificados para a terceira etapa, que ocorre em âmbito nacional.

Saiba mais sobre a Olimpíada!

Há, ainda, a quarta fase, na qual os medalhistas da modalidade A farão uma prova nacional. Os classificados nesta etapa farão um curso preparatório para participar de uma seletiva que definirá os representantes do Brasil em Olimpíadas Internacionais.

Julia Santos Vital Ribeiro, do primeiro ano do Técnico em Alimentos, conta que se esforçou bastante para conseguir um bom resultado e que o treinamento com o GAPE possibilitou ver conteúdos que ainda não tinham estudado. A aluna achou a prova difícil, mas mesmo que não seja classificada para a terceira etapa, gostou de participar.  “Foi uma boa experiência, pois foi minha primeira olimpíada de química presencial e que realmente levei a sério”.

A professora Kellen Cristina Masaro Carvalho acompanhou os estudantes na viagem. Foi a primeira vez que alunos do campus participaram de uma Olimpíada de Química. A professora considera importante a participação dos estudantes, pois possibilita ampliar conhecimentos, desenvolver o raciocínio, além de gerar interação. “Permite conexão com outros jovens e professores que os inspiram e incentivam a irem mais longe".

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado