GACT

Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2023, 16h21 | Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2023, 16h21

GACT - Grupo Assistido de Cães de Trabalho

GACT logo Leticia Gomes de Morais Amaral Machado

Coordenador: Níkolas de Oliveira Amaral

Acesse a página no Instagram!

Área de atuação do GAPE

Atualmente o papel do zootecnista tem se diversificado diante do cenário em que a população brasileira e mundial se encontram. Apesar das áreas clássicas da produção animal, pouco se discute sobre a relação deste profissional com os animais de companhia. Além disso, este mercado pet é um campo que tem visibilidade e potencial de crescimento em diversos aspectos, sendo um dos ramos que tem grande aplicação é o dos cães de trabalho. Cães de trabalho são aqueles animais que são submetidos a um estilo de vida que respeita sua capacidade física e mental de animal de matilha com um propósito, podendo atuar em áreas como pastoreio, faro, caça, esporte, guarda e proteção, dentre muitas outras. Sendo assim este grupo visa estudar e aprimorar as condições dos estudantes de zootecnia para se prepararem para um mercado de trabalho específico e conceitualmente atual.

Objetivo

Discutir, aprimorar e aplicar técnicas que envolvem o comportamento e adestramento de cães com funções específicas, tais como pastoreio, faro, caça, esporte, guarda e proteção.

Atividades Realizadas

Apesar do GACT ser um GAPE recente (fundado em 2021) já realizou diversas atividades, dentre elas:
- Criação e implementação de um setor: até o momento o IFSULDEMINAS não possuia um setor de cães de trabalho. Assim, os estudantes estruturaram toda a área de treinamento, com baias e piquetes utilizados no treinamento de cães;
- Capacitação e aprendizado: semanalmente os estudantes se reúnem para estudar e aprender sobre técnicas de adestramento, bem como colocar em práticas atividades com os cães. Cada membro do GACT tem uma carga horária semanal de 5 horas de atividades, pelo menos;
- Extensão: em 2022 o GACT conduziu três projetos de extensão dos quais dois já foram aprovados para serem conduzidos também em 2023. Os cães adestrados para faro foram apresentados à PMMG e Polícia Civil e estes serão parceiros em atividades policiais;
- Viagens técnicas: em junho o grupo viajou até Taubaté para as olimpíadas da CBKC, evento ao qual os estudantes pretendem participar em 2024;
- Cursos: receberemos AMANHÃ um palestrante de Pouso Alegre que fará uma capacitação de dois dias para os estudantes do GACT sobre cães de polícia, aperfeiçoando ainda mais nossos conhecimentos.
- Projeto RAÇA:em parceria com a Associação 4 Patas e ONG Ajuda, apresentamos ao Deputado Noraldino Júnior a iniciativa que tem apoio dessas entidades e visa adestrar cães em situação de abandono para aumentar suas chances de ter um lar;
- Castramóvel: apoio às iniciativas de associações, os estudantes do GACT ajudam a recolher cães abandonados do instituto e garantir suas castrações. Já foram mais de 20 cães castrados;
- Cãominhada: evento que reuniu mais de 140 pessoas na cidade de Machado