Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Colação de Grau de Gabinete
Início do conteúdo da página

Colação de Grau de Gabinete

Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2023, 15h35 | Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2023, 19h45

Campus Machado realiza cerimônia especial de colação de grau no Gabinete

DSC 0548Nesta quarta-feira, 12 de julho, 09 formandos dos cursos de Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação e Agronomia colaram grau em uma cerimônia especial no Gabinete. A solenidade foi organizada pela Secretaria escolar e conduzida pela diretora geral, a professora Aline Manke Nachtigall.

Brenda Domingues de Ávila, Flavio Henrique Silveira, Claudia Santos Ribeiro, Marcus Vinicius Oliveira Noronha, Denis Antonio Rocha Junior, Fhilipe Cogo Andrade, Juvenal Rodrigues da Silva Junior, José Augusto Pereira Neto e Ana Laura Paula de Oliveira iniciam uma nova etapa de suas vidas. 

DSC 0545Durante a cerimônia, a diretora desejou um futuro brilhante aos novos formandos, e que possam levar todo aprendizado para o mercado de trabalho. “A instituição sempre estará de portas abertas para recebê-los”, disse.

A colação de grau especial é uma exceção prevista no regimento de formatura da instituição para casos específicos, como a mudança da família para outro estado, posse em cargos públicos, ingresso em pós-graduação, dentre outras.

Aprovação em mestrado e oportunidade de emprego

DSC 0563Fhilipe Cogo Andrade, formando do curso de Agronomia, sempre foi muito participativo nas atividades acadêmicas. “Entrei na faculdade em 2019. No primeiro semestre, já comecei a participar dos grupos de estudos”. O estudante integrou projetos de extensão, ajudou a organizar eventos, ministrou cursos e atuou como diretor de qualidade na empresa Agrovantec Jr. Fhelipe conseguiu uma oportunidade de emprego fora de Machado e trabalhará com pesquisa de campo.

O técnico em agropecuária e coorientador do Grupo de Estudos Aplicados em Horticultura (GEAH), Jonathan Ribeiro de Araújo,  usou sua rede social para parabenizar aos integrantes do grupo que se formaram. “Nos orgulhamos muito do profissional que vocês se tornaram! Levem o nome IFSULDEMINAS - Campus Machado para o mundo, façam história, continuem sendo acima de tudo, humanos e empáticos para com os outros.”

DSC 0567O formando Juvenal Rodrigues da Silva Junior foi aprovado no Programa de Pós-graduação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP). O jovem pediu para antecipar a colação, pois está ingressando no Mestrado em Fitotecnia com foco na área de Fruticultura. Em 2019, Juvenal iniciou seus estudos no Campus Machado. Em 2020, foi selecionado para o Grupo de Estudos Aplicados em Horticultura (GEAH), onde foi bolsista e colaborador em diversos projetos de pesquisa e extensão. “Tive a oportunidade, graças ao professor Luis Lessi e ao GEAH, de trabalhar com a cultura da Pitaia, e até mesmo apresentar um trabalho relacionado a essa cultura no Congresso Brasileiro de Fruticultura, em 2022”. Ele também participou de diversos grupos de estudos durante a graduação, “sou extremamente grato a todos os professores e amigos envolvidos em tais grupos”. 

DSC 0558José Augusto Pereira Neto é outro formando que antecipou a colação de grau com a aprovação no Mestrado. “Eu tenho muito a agradecer ao campus por toda sua estrutura magnífica, professores de excelência, ao nosso grupo de estudos, o GEAH, e principalmente ao professor Luis Lessi, pois sem ele não seria possível me preparar para o mestrado na Esalq”. José Augusto conta que vem de uma família de agricultores e desde a infância gosta do meio agrícola. Ele começou o curso de Agronomia em 2019, um ano depois teve que voltar para a casa devido à pandemia. Neste tempo, conheceu o professor Luis Lessi dos Reis, que apresentou o setor de horticultura, “me apaixonei por essa área”. 

DSC 0555“Meus agradecimentos ao IFSULDEMINAS, que me forneceu todas essas oportunidades e aprendizados, fazendo com que esse sonho se tornasse realidade”, disse o formando Denis Antonio Rocha Junior. Ele foi aprovado em dois processos seletivos para o Mestrado, um na Esalq - USP e outro na UFLA. 

Denis conta que no início da graduação, em 2019, foi tudo muito novo, já que não tinha contato com a área. Ainda nos primeiros anos participou de diversos grupos de estudos, o que despertou a vontade de explorar novos grupos e áreas. “Em 2020, ingressei no Grupo de Estudos Aplicados em Horticultura (GEAH), desde então foi o grupo que me trouxe diversas oportunidades de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, despertando ainda mais meu interesse por essa área.”  No último ano da graduação, o aluno participou do Polo Embrapii, e pôde realizar diversos cursos, além de trabalhar com pesquisa e a cultura do café.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página