Página inicial > Notícias > International Day

International Day

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 16h39 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 16h52

International Day: evento estreita laços entre Brasil e Canadá

DSC 0071Na última quarta-feira, 28 de junho, o IFSULDEMINAS - Campus Machado realizou o “International Day: Dialogues between Brazil and Canada”, evento ligado aos programas de intercâmbio e organizado pela coordenadora do Centro de Línguas do Campus, a professora Gabriela Montini, que mediou e traduziu a troca de experiências.

No Auditório principal do campus, o intercambista James Taylor, natural do Canadá, pesquisador de ensino e aprendizagem de línguas, ciência política, ciências naturais e integrante da instituição de ensino Sault College, apresentou as diversas oportunidades acadêmicas e profissionais do seu País. Ele também explicou como os estudantes do IFSULDEMINAS podem ingressar no mercado de trabalho canadense, a partir de diferentes áreas de estudo.

DSC 0204James falou sobre a cultura canadense e mencionou como seu País é receptivo aos imigrantes. Também ressaltou o valor que o Canadá dá à ancestralidade, por meio de diversos incentivos voltados à educação de descendentes diretos de povos indígenas. Dentre as áreas de ensino do Campus Machado, o intercambista destacou Alimentos, mencionou tanto a estrutura do Campus Machado quanto a do Brasil, desde cursos a grandes oportunidades de negócios.

DSC 0170

Após a fase expositiva do evento, os participantes  puderam interagir por meio da plataforma Kahoot, enviando perguntas sobre fatores culturais e geográficos do Canadá. Um momento tira-dúvidas sobre o País e o processo de imigração foi aberto ao final do evento.

O canadense destacou como tem sido positiva e gratificante sua experiência no Brasil e que está impressionado com a hospitalidade brasileira, completou dizendo que encontrou no Brasil uma nova família e que, com a convivência no País, tem se tornado uma pessoa melhor.

DSC 0225De acordo com a professora, os alunos geralmente possuem pouca ou até mesmo nenhuma oportunidade de vivenciar uma comunicação com estrangeiros, especialmente os falantes de inglês. A oportunidade foi uma troca muito rica nos pontos de vista cultural e linguístico, "havendo a oportunidade de recebermos estudantes ou visitantes em nosso campus, é muito importante a promoção desta experiência de troca, que tanto enriquece nossos alunos como também os intercambistas. Sendo assim, as informações trazidas na apresentação foram relevantes para que os alunos pudessem conhecer mais sobre o Canadá, sobre a instituição Sault College e as oportunidades de estudo e trabalho no Canadá".

Gabriela acredita que pela presença, participação e curiosidade dos alunos nos momentos de interação e perguntas, o evento atingiu o objetivo de ampliar a visão dos alunos sobre internacionalização, mobilidade acadêmica e multiculturalismo.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado