Página inicial > Notícias > Forum Regional de Juventude e Cidadania

Forum Regional de Juventude e Cidadania

Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2023, 14h02 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 16h46

II Fórum Juventude e Cidadania reúne mais de 200 jovens de 10 cidades da região

DSC 0316O IFSULDEMINAS - Campus Machado promoveu, no dia 02 de junho, o II Fórum Juventude e Cidadania. O evento, que reuniu mais de 200 participantes, teve como objetivo discutir sobre juventude e mercado de trabalho, a fim de propor ações e projetos às câmaras municipais da região. Representantes de 10 cidades que compõem a conexão sul participaram da ação: Andradas; Carvalhópolis; Inconfidentes; Monte Sião; Ouro Fino; Poço Fundo; Santa Rita de Caldas; São Lourenço; Silvianópolis e Turvolândia.

Para abertura dos trabalhos, foi composta uma mesa de honra com a participação da diretora geral do Campus Machado, professora Aline Manke, do diretor de Extensão do Campus, professor Pedro Luiz Costa Carvalho, do coordenador geral de Estágios e Egressos do IFSULDEMINAS, Alex Silva, da DSC 0263coordenadora da Conexão Sul - Regional do Parlamento Jovem de Minas Gerais, Larissa Paes, e do coordenador da Conexão Sul - Regional do Parlamento Jovem de Minas Gerais, João Carlos de Souza.

Larissa agradeceu ao IFSULDEMINAS, por abrir portas ao Fórum Regional e se movimentar de todas as formas para que o evento ocorresse.  “A parceria do IF com o Polo Conexão Sul renderá bons frutos”, avaliou. Agradeceu também a todos os demais envolvidos na organização e aos alunos. “Este evento é pra vocês e por vocês, aproveitem muito, curtam este lugar incrível que é o Instituto, entendam a importância dele, entendam a importância de vocês no Parlamento Jovem e na sociedade, se conheçam e se respeitem, um ótimo evento a todos."

O período da manhã foi marcado por apresentação cultural do grupo de dança, DANC’IF. Em seguida, os estudantes subiram ao palco para apresentar suas cidades e DSC 0342principais pontos turísticos. À tarde, os alunos participaram de um Talk Show, Colab de Ideais e Rolezinho Acadêmico, além de prestigiarem apresentações culturais.

Maria Eduarda faz parte do Parlamento Jovem de Turvolândia. Para ela, o evento foi uma experiência maravilhosa, em especial o Rolezinho acadêmico, pois teve a oportunidade de conhecer mais do Campus Machado. “A animação do auditório é maravilhosa, os temas abordados também foram bem interessantes, fui muito bem tratada pelas pessoas. Espero poder visitar novamente.”

A aluna Bianca Grande, do Parlamento Jovem de Inconfidentes, achou o evento bem organizado e com eventos culturais e intelectuais muito importantes. “Essa estratégia de reunir um monte de PJ em uma estrutura para debates traz muito mais significado ao programa em si. As didáticas foram excelentes“, conta.

Felipe Nicholas também integra o Parlamento Jovem de Inconfidentes. Para o estudante, o Fórum Regional foi “bem daora! Agregou bastante conhecimento com as falas dos professores do Campus Machado.” Felipe conta que gostou de ver pessoas de diversas cidades da região, mostrando as particularidades de cada uma.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado