Página inicial > Notícias > Mostra de Trabalhos Pesquisa e Extensão

Mostra de Trabalhos Pesquisa e Extensão

Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 14h09 | Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 15h05

II Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão envolveu alunos de Agronomia e Agropecuária

WhatsApp Image 2023 06 07 at 14.09.34O IFSULDEMINAS - Campus Machado promoveu, no dia 01 de junho, a segunda edição da Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão. O evento envolveu alunos do Técnico em Agropecuária Subsequente e estudantes de Agronomia. A programação foi dividida entre o Espaço Sociocultural para as palestras e a apresentação dos trabalhos ocorreu no Ginásio Poliesportivo

No período da manhã, o tema “Seguros agrícolas em geral e informações do mercado futuro” foi ministrado pela representante do Sicoob, Mariana Barros.  “Profissional do agronegócio e do crédito rural e Manejo Conservativo da cafeicultura” ficou por conta dos profissionais Jairo Macedo e  Luciana Barbosa, que também são representantes do Sicoob. A última palestra foi “Manejo conservativo da cafeicultura”, proferida pelo engenheiro agrícola da Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu (Coomap), Lucas Santon.

DSC 0198Durante a tarde, no Ginásio Poliesportivo, os estudantes apresentaram os trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos. Para Thales Eduardo Xavier, estudante do 9° período de Agronomia, “foi uma experiência enriquecedora e gratificante". O evento proporcionou oportunidade de compartilhar conhecimentos, apresentar resultados de estudos e projetos e interagir com outras pessoas. A palestra que mais chamou a atenção do estudante foi sobre “Manejo Conservativo da cafeicultura”, que abordou a redução do uso de defensivos agrícolas para aumentar  a vida de microorganismos benéficos ao solo e diminuir os impactos dos agrotóxicos.

O trabalho desenvolvido pelo estudante foi “Pós-colheita da banana, higienização, conservação e processamento”. O objetivo do projeto foi promover métodos para garantir que a banana chegue com boa qualidade para o consumidor.

DSC 0202Para o estudante Lucas de Aquino Isaías, do curso Técnico em Agropecuária Subsequente, “a experiência com o evento foi excepcional, ainda mais pela oportunidade de apresentar um trabalho de pesquisa e extensão”. O trabalho apresentado pelo grupo do aluno abordou a cultura do fumo.

Letícia Caroline Oliveira cursa o 9° período de Agronomia. A aluna  conta que achou o evento uma experiência muito construtiva, por tratar-se de um método diferente para aprender a disciplina, além de sair do método tradicional de aplicação de provas e trabalhos.

O professor Eduardo Carvalho Dias é um dos coordenadores do evento e explica que a ideia é possibilitar a apresentação de trabalhos realizados na instituição durante a graduação, promover integração entre os alunos e a divulgar os cursos envolvidos na ação. “Proporciona o contato dos alunos com empresas do setor agrícola e realiza práticas de extensão na apresentação dos trabalhos”.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado