Página inicial > Notícias > Ações - Computer Day

Ações - Computer Day

Publicado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 14h54 | Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 14h37

Sexta edição do Computer Day reúne cerca de 200 estudantes no Campus Machado

DSC 0058Na quinta-feira, 31 de maio, o IFSULDEMINAS - Campus Machado realizou mais uma edição do Computer Day. O evento, que está em sua sexta edição, é organizado pelos professores da área de Computação, com objetivo de  proporcionar novos conhecimentos e atualizações sobre as diversas áreas da computação, mercado de trabalho, novas tecnologias, produtos e empresas. Cerca de 200 estudantes do curso Técnico em Informática e Sistemas de Informação participaram das palestras e minicursos.

A diretora-geral do Campus Machado, professora Aline Manke Nachtigall, participou da abertura e enfatizou a importância do evento, considerando que as áreas escolhidas pelos estudantes de Sistemas de Informação e Informática são consideradas “carreiras do futuro”.

DSC 0099A palestra da manhã foi ministrada pelo egresso de Licenciatura em Computação, Matheus Alyson, que falou sobre o tema “Processo de construção do software até a precificação”. O mercado aquecido e a busca das empresas por profissionais qualificados foram alguns pontos destacados pelo palestrante, que também ressaltou a importância de realizar estágios e trainees, pois contribuem para o ingresso e crescimento no mercado de trabalho.  Ele também aconselhou os alunos a manterem os currículos no LinkedIn atualizados com os projetos desenvolvidos, pois a equipe de Recursos Humanos das empresas costumam analisar o perfil da plataforma.

Para o coordenador do curso Sistemas de Informação, professor Luciano Pereira Carvalho, um dos organizadores do evento, a sexta edição do evento foi bem-sucedida. “É um aperitivo para nossa Semana da Computação, que ocorre no 2º semestre e motiva os alunos no final de semestre letivo”. Para ele, a participação de alunos, professores, técnicos administrativos e público externo foi boa e a interação entre eles melhor ainda.

De acordo com a organização, a palestra da manhã foi pensada para motivar os alunos na área de desenvolvimento de software, o que o mundo do trabalho está exigindo. Os minicursos realizados por alunos e ex-alunos tiveram um grande número de inscritos e ocorreram no período da tarde. Ofereceram espaço de interação entre estudantes que puderam ensinar e aprender. “A roda de conversa com os egressos e a palestra no período noturno também trouxeram um importante viés, que demonstra que estamos no caminho certo na qualificação de nossos estudantes”, conta Luciano.

DSC 0129As estudantes de Sistemas de Informação, Isabelle Santos da Luz Pratesi (7° período) e Amanda Mayara Melo de Matos (5° período), ministraram o minicurso  “Manutenção de Computadores”. Para Isabelle, a oportunidade de ministrar um curso foi enriquecedora. “É difícil expressar em palavras o quão maravilhoso foi presenciar a surpresa e o entusiasmo estampados no rosto dos vinte alunos, quando tiveram o seu primeiro contato com as peças internas de um computador.” A estudante se considera grata por compartilhar seus conhecimentos e ansiosa para os próximos minicursos.

Texto e fotos: Ascom - IFSULDEMINAS - Campus Machado