Página inicial > Notícias > Semana do Jovem Agricultor

Semana do Jovem Agricultor

Publicado: Quinta, 25 de Mai de 2023, 15h45 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2023, 09h44

Semana do Jovem Agricultor reúne mais de 400 pessoas no Campus Machado

DSC 0673Nos dias 08 e 09 de maio, o IFSULDEMINAS - Campus Machado realizou mais uma edição da Semana do Jovem Agricultor (Seja). A abertura do evento, que está em sua sétima edição, ocorreu no Espaço Sociocultural e contou com a participação da diretora geral da unidade, professora Aline Manke Nachtigall, da pró-reitora de Extensão, professora Elisângela Silva, do diretor de Extensão do campus, professor Pedro Luiz Costa Carvalho e do Coordenador do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Wladimir Ferreira Fadini.

DSC 0688Uma programação intensa movimentou os dois dias do evento. No primeiro dia, “Sustentabilidade e inovação no meio rural” foi o tema ministrado pelo representante da Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu (Coomap), Renato José Melo. “Comportamento humano e sucessão familiar” foi a palestra do segundo dia, proferida pelo consultor do Sebrae, professor José Benedito de Souza.

DSC 0113Para tornar o evento mais dinâmico e interativo, no período da tarde, foram oferecidos mais de 20 minicursos sobre temáticas variadas. Produção de frutas, hortaliças, queijo trufado, cerveja, cachaça, manejo de ovinos, coelhos, bovinos, reprodução de suínos, criação de peixes, cultivo de pitaia, processamento de vegetais, doces, preparo, classificação e degustação de cafés, qualidade das sementes, produção de mudas e muitos outros.

Para o diretor de Extensão, Pedro Luiz Costa Carvalho, as palestras superaram as expectativas. “O ambiente ficou lotado!”. Cerca de 50% do público participante era da comunidade externa, das cidades de Machado, Poço Fundo, Paraguaçu, Carvalhópolis e Elói Mendes. A Semana do Jovem Agricultor é realizada simultaneamente em vários campi do Instituto.

DSC 0709O evento também buscou apresentar o universo agrícola a estudantes da região. Este foi o caso da jovem Maria Victoria Ferreira da Silva, que está no 2° ano do ensino médio da Escola Estadual Iracema Rodrigues, em Machado. Ela conta que é a primeira vez que participa da Semana e que se inscreveu no minicurso sobre produção de cerveja, onde pôde aprender como é feita a bebida, os preparos necessários para que o produto chegue aos mercados e por fim nas casas. “Ter conhecido a cervejaria foi uma das melhores experiências que já tive. Consegui ter uma ótima noção de que cerveja não é apenas uma bebida alcoólica, tem vários fatores que formam a cerveja”. A estudante saiu do evento interessada pelos cursos da área de alimentos.

Já o estudante de Agronomia do Campus Machado, Felipe da Silveira Lima, participou das palestras e se interessou mais pela temática sobre Sustentabilidade e Inovação no meio rural. “Precisamos explorar ao máximo nosso potencial para conseguirmos abastecer a população mundial, que está crescendo ao longo dos anos”, contou.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado