Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Festival Pint of Science
Início do conteúdo da página

Festival Pint of Science

Publicado: Quarta, 24 de Mai de 2023, 16h20 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2023, 08h10

Festival Pint of Science é destaque na mídia

WhatsApp Image 2023 05 24 at 15.33.03 2Nos dias 22, 23 e 24 de maio, um festival promove ciência em ambientes descontraídos como bares e pubs em mais de 120 cidades do Brasil. Pela primeira vez em Machado, a edição é promovida pelo IFSULDEMINAS - Campus Machado e ocorre no Bar Franpô. O evento é destaque em matéria do Jornal da EPTV, do G1 e na edição semanal do Jornal Folha Machadense!

O projeto internacional nasceu em 2013, na Inglaterra, e é realizado simultaneamente em diversos países do mundo.  Em 2015, chegou ao Brasil e conquistou o público pela forma descontraída, com a qual explica a dinâmica de pesquisas, reunindo cientistas de diferentes áreas.

Alimentos do Futuro foi o tema escolhido para uma série de palestras que apontam inovações e tendências na área, caminhos sugeridos pela indústria e pesquisas voltadas aos problemas sociais e ambientais.   

Para o coordenador do evento, professor Alex Uzeda Magalhães, receber um evento deste porte para falar sobre alimentos é muito importante, pois desperta o interesse de todos, já que há uma preocupação geral com a qualidade dos alimentos e com as possibilidades de se alimentar melhor. “O mais importante do evento é tirar o professor da academia e colocar na mesa de bar para falar de forma descontraída sobre ciência, já que grandes ideias vêm da mesa de bar”, explica.

WhatsApp Image 2023 05 24 at 15.33.02O professor Júlio César Carvalho é coordenador do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos e explica que há dois conceitos importantes e que, muitas vezes, são convergentes: a segurança alimentar e a disponibilidade.  “A gente procura, cada vez mais, desmistificar os temas relacionados à alimentação vegana, consumo de carnes, cafés. Vários pontos que serão discutidos no evento são estudados na instituição”. 

Nesta quarta-feira, 24 de maio, inovações no consumo de café e alimentação vegana e vegetariana fazem parte da programação. Segundo o professor Leandro Paiva, diretor do Polo Embrapii - Agroindústria do Café, estudos da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) têm apontado o crescimento do consumo de cafés especiais. “Os estudos têm mostrado que público está buscando esta apreciação e experiência, uma forma diferente de tomar café, com aromas e sabores intensos”. 

Outras sete cidades da região também promovem versões do festival, entre elas os campi Muzambinho e Poços de Caldas. Para saber mais sobre o evento no Brasil, clique aqui!

 

Texto e fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

  

registrado em:
Fim do conteúdo da página