Página inicial > Notícias > POLO EMBRAPII - EXPOCAFÉ 2022

POLO EMBRAPII - EXPOCAFÉ 2022

Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 07h46 | Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2022, 09h21

POLO EMBRAPII - Agroindústria do café  participa da organização da EXPOCAFÉ 2022

image4Nos dias 25, 26 e 27 de maio, na cidade de Três Pontas, ocorreu, de forma presencial, a tradicional EXPOCAFÉ, maior feira de cafeicultura do Brasil. O Polo Embrapii - Agroindústria do Café foi um dos organizadores e expositores do “Espaço Produtor Inovador”, lançado nesta edição para estimular a interação dos produtores rurais com tecnologias voltadas à cafeicultura.

Durante o evento, o Polo promoveu  palestras e treinamentos para os participantes. As palestras foram ministradas pelo diretor-geral do Polo, professor Leandro Paiva, e alunos participantes de projetos sobre Inteligência artificial para fermentação de Café; Softwares e sensores para produção de perfis de torra; e Inovação na Cafeicultura: novidades à disposição do produtor.

image3O Polo Embrapii foi destaque em matéria da EPTV - Sul de Minas sobre o Espaço Inovação. A reportagem abordou as inovações apresentadas por startups. O estudante do IFSULDEMINAS - Campus Machado, Kauã Oliveira, discente pesquisador do Polo, foi entrevistado sobre um dos equipamentos exibidos no estande, um torrador elétrico.

Os alunos pesquisadores do Polo foram responsáveis pela apresentação das novas tecnologias desenvolvidas, assim como pela divulgação e prospecção de novas empresas.  Nesta edição, o evento contou com a participação de mais de 200 empresas. Insumos, equipamentos e máquinas da cadeia produtiva tiveram destaque. O evento contou com uma programação técnica diversificada, que incluiu debates, palestras e interações com os diversos setores da área. De acordo com a organização, o evento recebeu mais de 15 mil visitantes durante os três dias.

Além de ter acesso às novas soluções, os produtores puderam apresentar suas necessidades de inovação na cafeicultura, contribuindo com ideias para a cadeia produtiva do café. A proposta foi aproximar cafeicultores de startups e empresas parceiras que oferecem soluções para demandas relacionadas à cultura.

O evento contou também com a programação “Expocafé Mulheres”,  reunindo produtoras, pesquisadoras e negociadoras na discussão sobre equidade e participação feminina na atividade.

Para saber mais sobre o  Polo EMBRAPII - Agroindústria do Café e seus projetos desenvolvidos clique aqui.

Texto: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações do servidor Salomão Tassote

Matérias na mídia 2