Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Inauguração NIFE
Início do conteúdo da página

Inauguração NIFE

Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 14h02 | Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2022, 14h16

Campus Machado e Prefeitura inauguram Núcleo de Inclusão e Formação em Educação (NIFE) 

DSC 0716No dia 19 de maio, o IFSULDEMINAS - Campus Machado e a Prefeitura do município inauguraram o Núcleo de Inclusão e Formação em Educação (NIFE). O projeto tem como objetivo desenvolver estratégias para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais. A inauguração contou com cerca de 50 pessoas, autoridades locais, profissionais da educação, servidores públicos municipais e do IFSULDEMINAS. 

O Núcleo foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento e Promoção Social e ganhou sede no centro da cidade, localizado à Rua  Major Onofre, n°440. O espaço conta com várias salas que serão utilizadas para atendimento ao público e para o desenvolvimento das atividades propostas.  

Segundo a coordenadora de Extensão do Campus Machado, a administradora Michelle Marques, a Prefeitura do município, via Secretaria de Educação, procurou o campus para implantação de um núcleo que pudesse atender a demanda educacional de pessoas com deficiência. “Pesquisamos legislação,  tentamos articulação via estado, mas não conseguimos avançar, então sentamos para planejar e definir a melhor forma de estabelecer uma parceria”.

DSC 0705Para a formalização da parceria, o técnico em Assuntos Educacionais do Campus Machado, professor Fábio Brazier, ficou responsável pela elaboração do projeto junto à Prefeitura, envolvendo a Extensão do campus. Considerando sua experiência na área, Fábio foi convidado a assumir a coordenação do Núcleo. “Trabalho com equipe multidisciplinar, tanto para o público, quanto para os alunos da rede pública municipal e também para os nossos alunos”. Segundo explicou, por meio da parceria, os estudantes assistidos pelo  Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus terão acesso a atendimento clínico no NIFE, caso haja necessidade. 

O Campus Machado cuidará da qualificação profissional a partir da sua expertise na área. Desde 2020, já foram capacitados mais de 7 mil profissionais em 5 cursos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na área de Educação Especial e na modalidade a distância. Atualmente, a instituição conta com mais de 5 mil alunos matriculados em dois cursos em andamento. Com a parceria, será possível oferecer capacitação que educadores e comunidade possam contribuir com uma cultura educacional mais inclusiva. 

DSC 0727Durante a cerimônia, o professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, diretor-geral do campus, parabenizou a todos que contribuíram com a elaboração do projeto. Para o diretor, é uma grande satisfação ver a proposta, que há um ano atrás estava ainda no papel, se tornar realidade. Ele também agradeceu à Prefeitura de Machado pela parceria e reforçou o compromisso do campus com a qualificação profissional, “lembrando que somos uma instituição pública e de qualidade e que as ideias são sempre para beneficiar a sociedade”, disse. 

 

Educação Especial em Machado

A rede de ensino municipal atende aproximadamente 2.200 alunos na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, mais de 50% estudam em período integral. São oito unidades de Educação Infantil e seis de Ensino Fundamental localizadas na zona urbana e rural, onde atuam mais de 300 profissionais, incluindo gestores, supervisores, professores, técnicos administrativos e serviços gerais. 

O último levantamento realizado pela Secretaria de Educação apontou uma demanda reprimida de 89 avaliações neuropsicopedagógicas. Atualmente, o município possui 66 alunos matriculados nas Unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental e identificados com laudos para atendimento às necessidades especiais.

DSC 0695Uma das maiores dificuldades enfrentadas, tanto pela Rede Municipal quanto pela Estadual, é a emissão desses laudos, pois o Atendimento Educacional Especializado pode ser melhorado  a partir desses documentos,  para nortear as estratégias adequadas e atender às necessidades educativas especiais dos alunos. 

Pensando na otimização e agilidade da emissão de laudos, além de possibilitar os atendimentos terapêuticos e psicopedagógicos, o Núcleo de Inclusão e Formação em Educação (NIFE) possibilitará a melhoria da qualidade de vida dos educandos com a proposta de promover a formação e encontros entre professores generalistas, professores especializados e equipes pedagógicas para formulação de estratégias de atendimento. Com a implantação do Núcleo, espera-se que o município possa oferecer um ensino de qualidade, atendendo às necessidades especiais de cada aluno, principalmente, quando demandam atendimentos específicos.

Dentre as especialidades atendidas, destacam-se a dimensão social com as assistentes sociais, a dimensão psicológica com os profissionais de psicologia e psicopedagogia, a dimensão orgânica com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. .

 

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página