Página inicial > Notícias > Formaturas presenciais 2022

Formaturas presenciais 2022

Publicado: Terça, 17 de Mai de 2022, 15h41 | Última atualização em Terça, 17 de Mai de 2022, 21h07

Campus Machado retoma cerimônias presenciais de formatura

Mais de 300 formandos concluíram cursos técnicos e superiores na instituição

DSC 0085Com os indicadores da pandemia em queda e a liberação de eventos pelas autoridades sanitárias, o IFSULDEMINAS - Campus Machado  pôde retomar a realização presencial das cerimônias de formatura, o momento mais aguardado pelos estudantes dos cursos técnicos e superiores.

Entre abril e maio deste ano, três solenidades foram realizadas para certificação  e colação de grau de mais de 300 estudantes. No dia 09 de abril, 177 formandos dos cursos técnicos subsequentes em Administração e Agropecuária e dos cursos superiores em Administração, Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Computação, Sistemas de Informação e Zootecnia subiram ao palco para receber os diplomas. Já no último sábado, 14 de maio, foi a vez dos 135 formandos dos cursos técnicos integrados em Informática, Alimentos e Agropecuária jogarem seus capelos.

As solenidades de certificação e de colação de grau encerraram um ciclo marcado pelos desafios do ensino remoto emergencial e também pelo distanciamento social, que impossibilitou a realização de várias atividades presenciais comuns ao período letivo de formação dos estudantes.

DSC 0587A formanda Camilli Caetano, oradora do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, lembrou das dificuldades do período pandêmico em seu discurso. “Por ironia da vida, vivemos essa nossa fase estudantil justamente em um momento de marco histórico. A pandemia não nos deixou aproveitar esses últimos dois anos como deveríamos, mas serviu para evolução de vários aspectos”.

Agradeceu aos professores e, otimista, se dirigiu aos colegas. "Para nós formandos, queria dizer que esse é um início de um grande propósito de Deus nas nossas vidas, seja pela carreira que vocês vão escolher, dando seguimento ou não na parte de Agro, não desistam. Vocês são capazes de conquistar o mundo”, finalizou.

DSC 0573“A gente vê muitas mensagens de esperança, mensagens de apoio, mensagens sobre ciclos que se fecham. Mas eu gostaria de falar um pouquinho diferente, eu gostaria de falar sobre ciclos que se iniciam”, destacou o professor Pedro Luiz Costa Carvalho, diretor de Ensino do campus, ao se dirigir aos formandos de Agropecuária. “Vocês podem ter certeza de que para todos vocês, seja qual for a jornada de  cada um, está só começando, mas ela não começa do zero. Ela inicia com toda a bagagem de formação do curso Técnico em Agropecuária aqui do campus”.

DSC 0510O reitor substituto do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila Barbosa esteve no campus nas últimas cerimônias e também mencionou a superação das dificuldades vividas durante o período de pandemia, já que ninguém estava acostumado com a dinâmica das aulas remotas, mas tanto alunos quanto os servidores tiveram que se adequar à nova realidade.  “Hoje é uma ocasião muito especial que nós celebramos o retorno às nossas atividades presenciais e comemoramos juntos, estudantes, servidores, técnicos e terceirizados, docentes, familiares e convidados. Nós unimos forças e saímos maiores, saímos vencedores de todo esse processo”, destacou.

O diretor-geral do Campus Machado, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, presidiu algumas das cerimônias. Ao discursar, também destacou o retorno presencial das cerimônias e lembrou que seriam suas últimas formaturas como diretor da escola, já que encerra seu mandato neste semestre e passará a direção-geral à professora Aline Manke. “Encerro um ciclo assim como vocês, acredito que todo ponto de chegada é também um ponto de partida, considerem isto. Vocês estão se formando, mas partindo para novos desafios”.

DSC 0242Carlos fez questão de compartilhar um pouco da sua trajetória acadêmica e profissional que teve início na Escola Agrotécnica de Bambuí e culminou na docência, quando ingressou no IFSULDEMINAS - Campus Machado. Ele colocou o campus à disposição dos formandos que desejarem continuar suas jornadas acadêmicas, seja por meio dos cursos superiores ou pós-graduações. “A instituição é de vocês, é pública, gratuita e está aqui para servir a sociedade. É uma obrigação nossa servir vocês da melhor maneira possível. Que levem essa mensagem do nosso campus para vida de vocês, considerem como segunda casa e defendam nossa instituição”, enfatizou.

DSC 0235Para outorgar grau aos formandos do superior e certificar os técnicos do subsequente, o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, participou das cerimônias realizadas no dia 09 de abril. Em tom otimista, deixou uma mensagem de esperança e compartilhou o sentimento de compromisso com os formandos. “Tenham respeito e compromisso com a sociedade, traduzam o conhecimento que aqui obtiveram em atitudes para que vocês realmente façam a diferença nas vidas daqueles que não tiveram essa oportunidade”.

DSC 0590Dias de muitas memórias para os formandos do Campus Machado, Maria Eduarda Pereira Morais, falou em nome de sua turma. “ Há três anos, não tínhamos ideia de como seria a nossa jornada, mas posso afirmar que um de nossos anseios era estar aqui, vestidos de beca e capelo, e finalmente conseguimos! Quando sentei para escrever o texto que agora discurso, várias memórias vieram à minha mente, uma das mais vivas é do dia em que nos despedimos por 15 dias (extensos 15 dias) que se tornaram 730. Neste período de incertezas e dúvidas, tivemos que nos reinventar, nos adaptar, juntamente com nossos professores, pelos quais tenho profunda admiração”.

Texto e fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado