Página inicial > Notícias > Volta às aulas

Volta às aulas

Publicado: Sexta, 04 de Março de 2022, 16h58 | Última atualização em Terça, 08 de Março de 2022, 10h12

Saiba mais sobre a volta às aulas presenciais no Campus Machado!

IMG 20220304 151718Depois de quase dois anos de ensino remoto, o IFSULDEMINAS - Campus Machado volta às aulas presenciais na próxima segunda-feira, 07 de março. Este retorno faz parte de um planejamento que envolve diversas dimensões para a segurança na presencialidade, muita aguardada, inclusive, pela comunidade escolar e pela sociedade como um todo.

O IFSULDEMINAS adotou uma série de medidas e tem capacitado servidores. Os estudantes serão orientados sobre as normas locais e sobre como proceder em cada caso. O protocolo de Biossegurança da instituição para enfrentamento à pandemia foi atualizado e está disponível neste endereço!

A instituição tem se preocupado em seguir as diretrizes oficiais e protocolos de vigilância sanitária. Dentre as orientações, o uso de máscaras e higienização das mãos serão cobradas em ambiente escolar. O protocolo solicita a adoção de etiqueta respiratória, além do não compartilhamento de objetos pessoais.

Destaque 4 25Serão priorizadas aulas práticas ao ar livre. Em salas de aula e laboratórios, as portas e janelas ficarão abertas, sempre que possível, para ventilação. Haverá um trabalho mais intenso de higienização e limpeza das salas. As entradas de cada prédio já contam com totens, dispensers ou borrifadores com álcool gel para higienização das mãos, tapetes sanitizantes com solução desinfetante (água sanitária 2,5%) que será reposta a cada turno. Divisórias foram instaladas nas mesas da Biblioteca e do Refeitório para limitação dos espaços.

Destaque 4 24Os horários de funcionamento do Refeitório foram estendidos. De segunda a sexta-feira, o café da manhã será servido aos alunos do Técnico Integrado das 6h15 às 6h50. O almoço estará disponível das 10h40 às 12h45. O lanche da tarde será entregue no horário do almoço. Já o Jantar será servido das 17h30 às 18h45 e o lanche noturno entregue junto ao jantar. Aos sábados, domingos e feriados, o café da manhã será servido das 07h30 às 8h e o almoço das 11h às 15h15.

Segundo o diretor-geral do Campus, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, houve organização estrutural do campus para o retorno mais seguro possível para os colaboradores da instituição e para os estudantes. A instituição providenciou um estoque de máscaras para fornecer aos alunos, caso alguém tenha esquecido em casa.

Destaque 4 19“Teremos vigilância e orientação geral. Pedimos a toda a comunidade que nos ajude a fiscalizar o uso de máscara nos espaços da escola, tanto ao ar livre quanto nos ambientes fechados. Com alegria, esperamos um retorno da nossa comunidade escolar”. Carlos lembra que este retorno é aguardado há quase dois anos. “No dia 17 de março, a gente saiu em função da pandemia e também retornamos no mês de março ao presencial”, comentou.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado