Página inicial > Notícias > Destaque na OBMEP

Destaque na OBMEP

Publicado: Terça, 01 de Fevereiro de 2022, 14h45 | Última atualização em Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 13h55

Vinte estudantes do Campus Machado são premiados na OBMEP 2021
Aluna do Técnico em Informática é medalhista de Prata

Acompanhe a primeira fase da OBMEP 2021!

Ao todo, 20 estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Machado tiveram o desempenho reconhecido na edição 2021 da OBMEP, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Dezenove estudantes receberam menção honrosa e a aluna Mariana Naves Tana, do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, foi premiada com a medalha de prata - nível I. O ano de 2021 foi recordista em premiados da OBMEP.

Post 6 6“Quando vi que ganhei medalha de prata, fiquei muito feliz! A OBMEP é uma Olimpíada muito legal, que traz oportunidades além da medalha, como o PIC, do qual já participei”, conta Mariana, que acumula premiações em olimpíadas de Matemática. Já conquistou três medalhas de prata e uma menção honrosa na OBMEP. Na “Matemática sem Fronteiras”, levou a medalha de ouro em nível estadual e prata em nível nacional, com bronze na World TIME, ouro e bronze na Olimpíada Trespontana de Matemática (OTM).
“Gosto muito de participar de olimpíadas, não só de matemática como de outras disciplinas também. E espero conquistar ainda mais medalhas”.

A primeira fase ocorreu no dia 30 de julho de 2021, em um encontro on-line, quando os estudantes foram instruídos para a realização das atividades. Cada aluno pôde acessar a prova apenas uma vez e tinha 2h30min para finalizar a tentativa. Ao todo, foram 64 inscritos e 34 estudantes chegaram à segunda etapa.
A segunda foi realizada no dia 06 de novembro de forma presencial nas escolas credenciadas. Os alunos puderam optar por fazer a prova em Machado ou em sua cidade de residência.

“Os resultados deste ano foram surpreendentes, acredito que o que mais influenciou foi a motivação dos próprios alunos. Mas nós, professores de matemática, ao percebermos o interesse deles, iniciamos uma conversa para a retomada do grupo de estudos “Clube da Matemática”, em conjunto com um projeto coordenado pela professora Daniela Dias, fomentado pela FAPEMIG”, explicou a professora Katia Alves Campos.

A partir da iniciativa, o Campus Machado disponibilizou, na forma de curso preparatório on-line, atividades, desafios e encontros, nos quais a professora Lígia Silva, o professor Peterson Oliveira e a professora Kátia se reuniram com os alunos para sanar dúvidas, com o auxílio da estudante Thalia, do curso de Sistemas de Informação. “A motivação pessoal dos alunos e o trabalho em equipe de todas as áreas e níveis de ensino aqui do Campus Machado possibilitou este trabalho satisfatório”, concluiu.

Menções honrosas

Além do destaque para a aluna Mariana Naves Tana, que recebeu a medalha de prata, dos 34 estudantes classificados para a fase final da olimpíada, 19 receberam menção honrosa pela participação na OBMEP.

Confira a lista dos estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio que ganharam menção honrosa:

ALUNO(A) TURMA
Jean Rafael Ávila de Lima  AGRO - G