Página inicial > Notícias > Parcerias - Extensão

Parcerias - Extensão

Publicado: Quarta, 23 de Junho de 2021, 16h43 | Última atualização em Domingo, 23 de Abril de 2023, 14h12

Curso “Fermentação controlada de cafés” capacita 38 produtores rurais em Lambari

Campus Machado avança em parcerias com prefeituras da região

203321198 2510125535798783 7207973324194169199 nNos dias 17,18 e 19 de junho, o IFSULDEMINAS - Campus Machado realizou o curso de extensão “Fermentação controlada de cafés” para produtores rurais de Lambari. Em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura do município, o professor Leandro Carlos Paiva, diretor do Polo Embrapii IFSULDEMINAS - Agroindústria do Café, ministrou aulas para três turmas.

O processo de fermentação controlada de cafés tem como objetivo melhorar a bebida, exaltando seus atributos e valorizando ainda mais o produto final comercializado. Ao todo, 38 produtores de 11 bairros rurais participaram da capacitação com carga horária de 10 horas e em dias alternados.

Segundo o professor, os produtores tinham muitas dúvidas a respeito do processo de fermentação. “Eles já fazem em suas propriedades, mas tudo de forma empírica e com informações que pegam com o pessoal aqui e ali, na internet e sem uma fundamentação mais teórica”. O curso teve como objetivo orientar os agricultores na escolha do café, os tipos de fermentação que existem, como proceder a secagem e o armazenamento dos cafés. “Pode-se perder muito, mesmo fazendo uma fermentação muito boa, com uma seca ruim, o café perde toda a qualidade agregada no processo. Entre as dúvidas dos agricultores, o professor observou que muitos queriam saber sobre a execução do processo, vantagens e desvantagens das leveduras compradas.

Segundo a secretária de agricultura de Lambari, Janaina Magalhaes, "disponibilizar um curso para os produtores de café do nosso município, foi muito importante e isso é um dos objetivos da Secretaria, criar opções e capacitar cada vez mais os nossos produtores rurais".

Parcerias com o campus

O campus promove capacitações em diversas áreas, muitas delas voltadas a agricultores em função da expertise que a escola possui. Desde o início da pandemia, os cursos de extensão têm se concentrado no universo on-line. A coordenadora de Extensão do Campus Machado, Michelle Marques, ressalta que esse foi o primeiro curso presencial desde que a pandemia começou. Com a demanda trazida pela Secretária de Agricultura de Lambari, a instituição articulou o atendimento com todos os cuidados.

De acordo com Michelle, várias parcerias com prefeituras da região estão sendo firmadas para capacitações e projetos direcionados à comunidade. “De forma voluntária, ofertamos três turmas do curso, que era a demanda de Lambari. Pretendemos fazer outros cursos na cidade. É um movimento que vai ao encontro das demandas de cada cidade para capacitar produtores e a população”. Ela explica que a instituição está aberta aos municípios da região que estejam interessados em promover cursos e ações, não só na área da cafeicultura.

No caso da capacitação realizada em parceria com Lambari, os materiais, a hospedagem e a alimentação do professor foram custeados pela Prefeitura. O Campus Machado articulou a ação, disponibilizou o docente e meio de transporte para o município.

Novos projetos estão sendo desenvolvidos com a Prefeitura de Machado. “Vamos qualificar na área de produção de bloquetes e na área de processamento de alimentos, como iogurtes”. Michelle adianta que novas turmas do Programa Jovem Aprendiz serão abertas em Machado e Paraguaçu.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da Prefeitura de Lambari