Página inicial > Notícias > I Encontro online de Zootecnia

I Encontro online de Zootecnia

Publicado: Quarta, 13 de Mai de 2020, 17h20 | Última atualização em Segunda, 25 de Mai de 2020, 13h44

I Encontro Internacional Online de Zootecnia conta com palestrantes do Brasil e do exterior

Programação de palestras segue durante todo o mês de maio

WhatsApp Image 2020 05 04 at 12.19.12Nesta quarta-feira, 13 de maio, é comemorado o Dia do Zootecnista. Tradicionalmente, no Campus Machado, a data é lembrada com um evento voltado para os estudantes da área. A Semana da Zootecnia, que teria sua quinta edição neste ano, foi substituída pelo I Encontro Internacional online de Zootecnia. A iniciativa é da coordenadora do curso professora Daiane Moreira e da empresa ACZ Jr.

Em virtude da atual circunstância de suspensão das aulas presenciais, essa foi uma alternativa encontrada para trazer palestras com temas diversificados aos estudantes da área. Para a estudante de Zootecnia Flávia Vasconcelos, atual presidente da ACZ Jr., “apesar de todos os anos levarmos ótimas palestras para os alunos da Zootecnia, o momento é de desafios. E este desafio nos deu a oportunidade de conseguir palestrantes bem renomados, mas que estão longe e que talvez não conseguiríamos trazê-los em um evento presencial”.

WhatsApp Image 2020 05 12 at 19.59.32As primeiras palestras ocorreram nos dias 06, 07, 11 e 12 deste mês, mas a programação seguirá até o fim de maio, sendo transmitidas em plataforma virtual. (Confira a programação completa!) As palestras estão sendo assistidas por cerca de 100 participantes diariamente. Para a coordenadora do curso, professora Daiane Moreira, os palestras estão excelentes e contam com boa participação. ”Temos que levar alguns pontos em consideração: nem todos tem internet para assistir a uma hora de palestra. Nos outros anos, eles tinham só as palestras.” Segundo explicou, neste ano muitos estudantes fazem suas atividades do curso durante o dia todo e participam à noite, mesmo sem receberem certificado.

Sobre as palestras

WhatsApp Image 2020 05 13 at 11.33.09A palestra de abertura foi realizada na quarta-feira, 06 de maio, e ministrada pelo consultor Rhuan Filipe Chaves com o tema "O desafio chamado desmame: a idade como oportunidade". Rhuan é egresso do Campus Machado e foi a primeira vez que ministrou uma palestra online. Considerou a experiência “excelente, um ótimo meio de compartilhar conhecimento. Foi bastante interativo. A participação de um moderador facilitou. As perguntas foram feitas ao final da palestra”, contou.

Entre os questionamentos dos participantes que mais chamaram a atenção, o consultor destaca uma pergunta sobre a influência da microbiota materna no desempenho dos leitões e modulação do microbioma do leitão. “Fui questionado sobre a existência de uma relação microbiota matriz e leitão. São estudos muito recentes na área”, explicou.

A experiência dos participantes

WhatsApp Image 2020 05 13 at 17.37.22Lucca Gabriel Batista Pereira é aluno do 7° período e também membro da empresa ACZ Jr. Para ele, a palestra do professor Daniel Casagrande, até o momento, foi o tema mais proveitoso, devido a sua afinidade com o assunto,  “além da palestra de ontem do professor e presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas, que esclareceu bastante pra gente o cenário atual da Zootecnia em relação à pandemia”. Em sua avaliação, “sem dúvidas o evento está bem renomado, de alto nível”.

“A Utilização de leguminosas em pastagens mistas com gramíneas em condições tropicais” foi o tema que mais chamou a atenção da estudante Lethícia Ananias Carvalho, do 9° período de Zootecnia. “É um tema que necessita de muitos estudos ainda, e isso me despertou curiosidade e vontade de fazer pesquisas por mostrar formas de manejo que viabiliza a mitigação dos gases de efeito estufa, a melhoria da qualidade do pasto e redução custos de produção”, disse.

De acordo com a aluna, além de ser um um evento pioneiro no campus, está  muito bem estruturado e com palestrantes muito importantes na área da Zootecnia. “Eu gostei desse formato online, dá pra gente aproveitar bastante e nesse momento de pandemia, se não for assim, a gente não teria nada na semana da zootecnia”.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado