GEPEC

Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2020, 11h02 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 17h24

GEPEC - Grupo de Estudo em Pecuária de Corte

Logo Gepec Diego Zanetti Machado

Coordenador: Diego Zanetti

Local de Funcionamento: Setor de Bovinocultura

Acesse a página no Instagram!

Objetivo

Oportunizar aos alunos dos cursos superiores de Zootecnia e Engenharia Agronômica, e do curso técnico em Agropecuária, o desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas sobre a produção de bovinos de corte.

Área de Atuação

Bovinocultura de Corte

Atividades Realizadas

Semanalmente, o GEPEC realiza reuniões nas quais são discutidos temas relevantes da bovinocultura de corte e a dinâmica do Setor Produtivo. No segundo semestre de 2022 foi realizado o I Ciclo de Palestras em Pecuária de Corte, com participação de público externo e interno. Há a intenção da realização neste ano do II Ciclo de Palestras, previsto para 15 de novembro de 2023. O grupo é responsável pela condução de estudos nas áreas de Forragicultura e Nutrição de Ruminantes, os quais servem de TCC aos estudantes. Por fim, o GEPEC é fundamental na manutenção do Setor de Bovinocultura de Corte, visto que este não conta com colaboradores do Campus.

Informações Complementares

A Unidade Educativa em Bovinocultura de Corte do campus Machado do IFSULDEMINAS tem por objetivo ser local de realização de atividades voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão para os alunos dos cursos superiores de Zootecnia e Engenharia Agronômica, e do curso técnico em Agropecuária, além de atender possíveis demandas dos demais cursos do campus.

Atualmente, o setor está em fase de implantação, de forma que parte de sua infraestrutura está se transformando. Assim, a inserção de discentes nas atividades do setor através das atividades do Grupo de Estudos em Pecuária de Corte (GEPEC) não só propicia aos alunos a realização de atividades práticas com bovinos de corte, como também os envolve em atividades de planejamento e organização de uma unidade produtiva, em escala compatível à nossa área.

Além das atividades práticas do setor, o GEPEC se reúne semanalmente, em reunião onde são discutidos temas atuais e relevantes relacionados à bovinocultura de corte.