Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Semana Pedagógica
Início do conteúdo da página

Semana Pedagógica

Publicado: Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 10h36 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 12h57

Semana Pedagógica reúne servidores para planejamento do primeiro semestre letivo 

DSC 0987Entre os dias 03 e 07 de fevereiro, o IFSULDEMINAS - Campus Machado realizou a Semana Pedagógica e de Planejamento. Reuniões com os coordenadores, órgãos colegiados, encontros com docentes e servidores ligados ao Ensino e incentivo à inovação estiveram entre as ações de preparação para a volta às aulas da instituição.

Na terça-feira, 05 de fevereiro, a equipe de gestão do campus recebeu os docentes que retornaram das férias e demais servidores do setor pedagógico no Espaço Sociocultural. o diretor-geral do campus, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, fez um balanço das ações realizadas no último ano, falou sobre as perspectivas para 2020, no que diz respeito às mudanças na legislação, planejamento para adequação ao cenário, previsão de orçamento e alternativas que estão sendo buscadas pela gestão. Também apresentou os servidores que a instituição recebeu no ano 2019 e início de 2020. Logo após, abriu espaço para a direção de Ensino, as coordenações de Pesquisa e Extensão e para a direção do Polo Embrapii - IFSULDEMINAS.

Balanço das ações e mudanças

Segundo explicou o diretor, apesar das restrições orçamentários anunciadas no início de 2019, o orçamento foi liberado integralmente ao final do exercício. Esse reajuste e a captação de recursos extraorçamentários permitiram investimentos estratégicos no campus. Entre os destaques, a aquisição de usinas fotovoltaicas que ampliarão a capacidade de geração de energia limpa e renovável, reduzindo as despesas atuais. O campus recebeu 12 usinas no valor de R$ 743.141,76. Mais uma conquista foi a captação de R$ 389.379,45 para compra de novos computadores. Um projeto de Prevenção e Combate à Incêndio e Pânico (PCIP) terá início com prioridade para alojamentos e pontos de maior aglomeração.

DSC 0026Foram recebidos seis veículos doados por outros órgãos governamentais. Mesmo com a paralisação de investimentos nas instituições federais de ensino, o Campus Machado ainda possui obras em andamento. Dentre os campi do IFSULDEMINAS, é um dos poucos, senão o único, que deu continuidade à ampliação de sua infraestrutura, graças à captação de recursos externos. Um prédio com cerca de 670 metros quadrados abrigará o Polo Embrapii, que atualmente funciona no Centro de Excelência do Café. Reformas estão sendo realizadas na cantina, Coetagri (Cooperativa-escola dos alunos), alojamentos, salas de aula, além da construção de uma travessia elevada, visando a segurança dos alunos e cobertura para os pontos de ônibus.

Para esse ano, o diretor também comunicou a extinção dos processos eletrônicos e mais mudanças no que diz respeito a viagens de servidores serão implementadas para atendimento à Portaria MEC Nº 2.227, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2019. De acordo com o Art. 2º, todas as viagens, no interesse da Administração, no âmbito do MEC, devem ser registradas no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP). A legislação torna obrigatória a solicitação antecipada de qualquer veículo utilizado para viagens, o que burocratiza as ações demandadas por uma escola-fazenda como o Campus Machado, esclarece o diretor sobre a portaria.

Ensino

DSC 1004Para dar continuidade à reunião, a diretora de Desenvolvimento de Ensino, professora Aline Manke, falou sobre as mudanças no organograma do setor que, em 2019, passou a contar com uma diretoria específica coordenada pelo professor Pedro Carvalho. Ela também explicou sobre a digitalização dos processos que está em andamento nos diversos setores. “A partir de agora, o começo e o fim de cada processo deverá ser eletrônico”. A medida veio por meio de lei e, futuramente, chegará até os diplomas emitidos pela instituição.

Pesquisa

DSC 1010A professora Letícia Amaral, coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do campus, apresentou as atividades do segundo semestre de 2019. Falou sobre a continuidade de ações bem-sucedidas, como o evento “Startup Wekeend” realizado, nos anos anteriores, pelo ex-coordenador da área, professor Pedro Carvalho. Apresentou as novas parcerias com empresas para estreitamento do relacionamento da instituição com o setor privado, como exemplo, a empresa Link Agro. Anunciou a parceria com uma instituição de ensino canadense, cujos representantes estiveram no campus em 2019, e sobre a efetivação de intercâmbio de alunos entre as instituições.

Extensão

DSC 0007As ações extensionistas do campus foram apresentadas pela coordenadora do setor, a administradora Michelle Marques. Dentre os destaques, projetos que aproximam estudantes e professores dos problemas sociais. Em 2019, o programa “Aprendendo com as Diferenças” foi implementado no campus. Coordenado pela professora Renata Souza, tem atendido associações de apoio à inclusão social de diversos municípios da região. O“Acolher”, que nascer a partir de um outro projeto social, o “Movidos pelo Amor”, foi outra ação que envolveu estudantes, servidores e trouxe para a escola, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade para realização de aulas em diversas áreas. Um outro programa que ganhou fôlego foi o “Jovem Aprendiz”, que gerou emprego para mais de 30 jovens no município em parceria com empresas locais.

Michelle também apresentou bons indicadores da oferta de cursos de Formação Inicial Continuada, do fomento à Educação a Distância (EaD) e das parcerias realizadas para atendimento às demandas apresentadas pelos setores da sociedade. Um apelo feito pela coordenadora foi para que docentes da instituição promovam mais projetos e eventos que extrapolem os muros da instituição e possam envolver efetivamente o público externo, como dias de campo, cursos voltados à comunidade, trabalhadores, produtores, dentre outros.

Polo Embrapii

DSC 0022Para fechar o encontro, o professor Leandro Paiva, diretor do Polo Embrapii - Agroindústria do Café, apresentou o trabalho realizado pela unidade, parcerias firmadas, metas cumpridas, projetos consolidados e perspectivas para 2020. Uma das conquistas foi o lançamento de um torrador portátil elétrico fabricado pela empresa CarmoMaq. Parcerias com grandes empresas, como a Nestlé e a Bosh e instituições como o Inatel, entre outras, trazem boas perspectivas. O diretor explicou que muitos projetos estão correndo em sigilo, o que é pressuposto da pesquisa, até que possam ser apresentados. Dentre os que já estão em fase mais avançada, destaca-se o projeto coordenado pelo professor Mozar de um barco para medir a capacidade de reservatórios e a qualidade da água.

Na avaliação do diretor de Ensino, professor Pedro Carvalho, a Semana Pedagógica foi muito positiva para planejamento e alinhamento das ações do campus. Todas as atividades correram como previsto pela organização e a volta às aulas ocorrerá em dias alternados entre os veteranos que retornam nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, e os ingressantes na quarta-feira (12).

Encontro com a equipe da Reitoria

Na quinta-feira, 06 de fevereiro, a instituição recebeu os pró-reitores Cleber Ávila Barbosa (Extensão), Giovane José da Silva (Ensino), Sindynara Ferreira (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação) para apresentarem os desafios institucionais à comunidade do campus e para propor maior integração entre as ações de suas respectivas pastas (Ensino, Pesquisa e Extensão)

DSC 0057Na reunião, foram apresentados oportunidades de editais abertos pelo Instituto para participação dos servidores e envolvimento dos alunos. O pró-reitor de Extensão falou sobre projetos, como o de Mobilidade Acadêmica e Internacional que tem fomentado o intercâmbio de estudantes e proporcionado experiências importantes para a vida acadêmica. Garantiu a realização de programas e eventos, como Feira de Estágios e Expedição IFSULDEMINAS, que acontece em período de férias. Destacou a curricularização da Extensão estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) como um dos pontos que já estão sendo trabalhados na instituição e que deve ser regulamentada por meio de Portaria em 2020.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professora Sindynara Ferreira, apresentou as ações do setor para o IFSULDEMINAS, editais abertos para apoio às atividades de Pesquisa, reforçou o incentivo às publicações científicas e propostas de inovação, que deverão receber ainda mais atenção em 2020. Eventos como Hackatons e Desafio Maker serão realizados com o objetivo de fomentar o envolvimento dos alunos. Sindynara reforçou a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão como uma das prioridades do ano de 2020, diversas ações serão coordenadas em conjunto pelas pró-reitorias.

DSC 0073Entre os desafios do Ensino, o pró-reitor anunciou a implantação de um Plano Anual de Melhorias Acadêmicas (PAMA). A ideia é avançar em indicadores de eficiência acadêmica, redução da evasão e principalmente a solução da retenção. De acordo com o pró-reitor, a proposta é que cada coordenação possa elaborar um planejamento anual com a proposição de soluções para os problemas identificados. segundo explicou, haverá aporte de recursos, com possibilidades de bolsas para tutoria, monitoria e nivelamento.

Uma das iniciativas que também receberá apoio da Reitoria será a formação de mais Grupos Assistidos de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Gapes). “Os grupos do Campus Machado são exemplos em toda a Rede Federal”. Segundo Giovane, o programa será institucionalizado e fomentado em todos os campi da instituição.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página