Página inicial > Notícias > Revisão da Assistência Estudantil

Revisão da Assistência Estudantil

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 13h20 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 13h22

Comunidade acadêmica do Campus Machado discute a Política de Assistência Estudantil do IFSULDEMINAS

DSC 0856Entre os dias 12 e 21 de novembro, a equipe multidisciplinar do Campus Machado se reuniu com representantes de classe para discutir a Política de Assistência Estudantil do IFSULDEMINAS, com o objetivo de nortear ações para garantir a permanência e o êxito dos estudantes na instituição.

Segundo o psicolólogo Fabrício Aparecido Bueno e as assistentes sociais Nathália Lopes Caldeira Brant e Yara Dias Fernandes, que compõe a equipe multicisciplinar de Assistência Estudantil do campus, "um dos princípios que vêm regendo esse processo é o da busca pela construção coletiva e democrática do documento que subsidiará a Política, a partir do incentivo à participação dos mais diferentes atores envolvidos nas relações educacionais no âmbito institucional".

IMG 5854Todos os campi do IFSULDEMINAS abriram espaços para revisão e discussão do documento, com a participação dos profissionais responsáveis pela efetivação das ações de Assistência Estudantil, tais como assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, pedagogos, técnicos em assuntos educacionais, docentes, dentre outros. Também contaram com a participação dos próprios estudantes atendidos pelos diferentes programas da Política. "Ressalta-se que é a primeira vez que os estudantes participam da construção da Política diretamente", informou a equipe.

No Campus Machado, a dinâmica de trabalho envolveu reuniões entre os profissionais da Coordenadoria-Geral de Assistência ao Educando (CGAE), da Diretoria de Ensino e os estudantes/representantes dos cursos ofertados pelo campus.

Foram realizadas reuniões em diferentes dias e horários (clique aqui e confira), de maneira a oferecer oportunidade para participação de todos os estudantes do campus.  A primeira delas teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância da Política para todos os aspectos de suas formações, bem como a necessidade de se envolverem ativamente na revisão do documento norteador. "Feitas essas considerações, os estudantes tiveram a oportunidade de analisar a versão inicial do texto por uma semana e levarem suas considerações na segunda reunião, dedicada a trabalhar aspectos específicos e gerais do documento", explicou a equipe.

IMG 20191113 195839585 HDRApós as considerações de todos os estudantes, assim como a dos próprios profissionais envolvidos, a equipe elaborou uma versão propositiva do documento, de acordo com questionamentos que buscaram refletir a realidade e as demandas do Campus Machado. Esse documento já foi enviado à Pró-Reitoria de Ensino do IFSULDEMINAS, que aglutinará as sugestões provenientes dos demais campi, com o objetivo de construir uma proposta final para o texto. Tal documento deverá ser apreciado pelo Conselho Superior do IFSULDEMINAS (CONSUP) no início de 2020.

Antes de ser apreciado pelo CONSUP, contudo, o texto passará por uma nova discussão envolvendo representantes técnicos e estudantes de todos os campi em uma reunião a ser agendada. Como representantes dos estudantes do Campus Machado, nessa reunião geral, foram eleitos cinco alunos Catharina Eulasya Viana Resende (2º período Zootecnia), Maria Gabriela Fernandes (1º AGRO D), Mayara de Oliveira Cezário (2º período Zootecnia), Willian dos Santos Renovato da Silva (2º período Agronomia) e Yuri Henrique P. Costa (2º INFO D).

Texto: Assessoria de Comunicação/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações do psicólogo Fabrício Aparecido Bueno e das assistentes sociais Nathália Lopes Caldeira Brant e Yara Dias Fernandes