Página inicial > Notícias > 3º Startup Weekend Machado

3º Startup Weekend Machado

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 15h32 | Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 10h39

Terceira edição Startup Weekend Machado teve como vencedora proposta de negócio para conectar estudantes e empresas

IMG 1313Inovar e empreender tem sido a saída encontrada por um grande número de profissionais que buscam se destacar em um mercado cada vez mais dinâmico e marcado pela mudança nas relações de trabalho. Pensando neste cenário, no último fim de semana, mais de 70 jovens se reuniram no IFSULDEMINAS - Campus Machado para a terceira edição do Startup Weekend, um evento organizado por alunos do curso de Administração e de Sistemas de Informação com o objetivo de  incentivar a cultura empreendedora.

Durante 54 horas, os participantes encararam diferentes dinâmicas orientadas por profissionais de variadas áreas. Todo esse esforço para pensar, planejar e validar um modelo de negócio que possa ser colocado em prática com a proposta de uma startup. Os jovens foram distribuídos em 10 equipes e passaram o dia todo e à noite imersos no evento.

Segundo o coordenador-geral de Ensino e professor do curso de Administração, Pedro Carvalho, esta edição reuniu o maior número de participantes, com 75 no total. Além disso, o evento teve apoio institucional da Reitoria e dos outros campi. “Para quem participa é uma experiência excelente, de muito aprendizado técnico, emocional, mas, principalmente, com desenvolvimento de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. O evento foi um sucesso”, disse.

WhatsApp Image 2019 10 24 at 10.24.03Em cursos altamente envolvidos com gestão e tecnologia, muitas iniciativas têm se tornado realidade com as famosas startups, empresas que exploram modelos de negócios possíveis de serem facilmente replicados. Mas a iniciativa pode surgir também de outras áreas, como foi o caso do projeto vencedor deste ano, a ECEI (Empresas Conectadas com Estudantes Inovadores), que propôs uma plataforma para conexão de  empresas interessadas em resolver problemas e estudantes engajados em desenvolver soluções por meio de pesquisa. A ideia foi do estudante Jefferson Correa de Assis Marinho, contou a aluna de Zootecnia, Mayara Cezário. O projeto surgiu a partir de uma pesquisa com os estudantes, por meio da qual foi constatada que 60% dos alunos não participam de projetos de pesquisa por considerarem que faltam oportunidades para isso. “Daí surgiu a ideia da ECEI, para dar oportunidades aos alunos de desenvolverem projetos, porque iniciação científica e inovação é o que move o país. Com isso, estamos melhorando a educação. A ECEI será a ponte entre a empresa que precisa do projeto e tem o dinheiro e o aluno que tem o projeto, mas não o dinheiro para executá-lo”, explicou.

"Como organizadora pude presenciar muita dedicação por parte dos participantes e dos mentores. Estar ali nos bastidores me proporcionou uma visão totalmente diferente do que o evento oferece. Ver a felicidade no rosto de cada participante me fez querer continuar investindo na comunidade e lutando por ela. É um networking incrível e uma experiência única! Aprendi muito sobre liderança, trabalho em equipe, mudanças, empatia... e principalmente sobre coragem! Coragem para atravessar toda e qualquer dificuldade que vier e aprender a me adaptar. Essa é a inovação que buscamos e hoje eu busco a transformação na comunidade", comentou a estudante Giovana Yukie Fugiwaka, membro da equipe organizadora do evento.

Texto: Assessoria de Comunicação/ Ascom - Campus Machado

Fotos: Rafael Laete