Página inicial > Notícias > Palestra: Agroecologia

Palestra: Agroecologia

Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 13h48 | Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 13h59

"Agroecologia e Biopoder Camponês" foi tema de palestra com o professor Sebastião Pinheiro

53abfe9f b508 4b8c b617 99527d9faf2eNesta quinta-feira, 26 de setembro, o Núcleo de Agroecologia e Produção orgânica (NEAPO) do IFSULDEMINAS – Campus Machado em parceria com a Cooperativa de produtores familiares de Poço Fundo (COOPFAM) realizou a palestra "Agroecologia e Biopoder Camponês" com o professor Sebastião Pinheiro.

Voltada para estudantes do curso de Agronomia, Zootecnia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Técnico em Agropecuária, produtores e produtoras e para os demais interessados pelo tema, a palestra recebeu estudantes do Campus Inconfidentes, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), produtores da COOPFAM (Poço Fundo) e produtores agroecológicos de Caldas (Projeto Araucária Viva), além da comunidade acadêmica do campus.

De acordo com a professora Lêda Gonçalves Fernandes, do Campus Machado, o palestrante chamou a atenção para a necessidade de conscientização sobre a importância do trabalho dos produtores/camponeses com a terra e com a produção de alimentos. "Na sua fala, o professor fortaleceu os valores culturais, mostrou tecnologias e táticas capazes de reduzir os impactos ambientais e proteger a natureza e os produtores. Também enfatizou as relações necessárias para a promoção da saúde do solo, a importância dos seres ultrassociais para a construção da Agricultura, o saber camponês e a espiritualidade", disse. Na oportunidade, o professor lançou o livro “Agroecologia e o Biopoder Camponês”, uma reedição de suas obras referenciais.

Percepção dos alunos

WhatsApp Image 2019 09 27 at 09.29.50Durante a palestra, o professor destacou a frase da escritora Cora Coralina: "O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só no corriqueiro da vida", contou a estudante Mayara de Oliveira Cezário, do 2° período do curso de Zootecnia. Para ela, "a palestra foi uma transmissão de conhecimento incrível e não apenas conhecimentos científicos, mas ele nos deu uma aula de sabedoria, humildade e história. Com toda a sua experiência de vida e humildade em saber aprender com o produtor, nos mostrou que devemos nos formar profissionais capacitados para aprender, pois contemos conhecimento, não sabedoria. Foi um enorme prazer ter participado da palestra", disse.

Segundo a estudante Crislaine Assis de Figueiredo, 2° período do curso Ciência e Tecnologia de Alimentos, uma das lições aprendidas é que "o solo é nosso primeiro coração". A aluna considerou a palestra construtiva por abordar um tema importante e atual, despertando a consciência sobre sustentabilidade.

Para Monique Meneguci, estudante do curso de Ciências Biológicas e integrante do NEAPO, a palestra foi um despertar da consciência. "Um senhor tão simples que nos passou imenso conhecimento, foi incrível. Contando suas experiências e ensinando além dos conhecimentos teóricos, deu uma demonstração de inteligência, humildade e ética que todos deveriam ter. Foi muito construtivo e creio ter despertado a consciência de sustentabilidade e respeito com o meio ambiente de todos que estavam presentes", contou

"Posso dizer que a palestra com o mestre Sebastião Pinheiro foi mais que palavras, foi regada de sentimentos e muita poesia, o jeito como ele fala da importância de cuidar do solo e valorizar o produtor rural me faz acreditar, cada vez mais, que um novo modelo de agricultura integrada, viável e justa é possível.", comentou a aluna Talita Cristina dos Santos, do 8° período de Agronomia.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da professora Lêda Gonçalves Fernandes