Página inicial > Notícias > Palestra: Sebastião Pinheiro

Palestra: Sebastião Pinheiro

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 08h27 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 09h18

Campus recebe o professor Sebastião Pinheiro para a palestra "Agroecologia e Biopoder Camponês"

O Campus Machado em parceria com a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo (Coopfam) realiza a palestra com professor Sebastião Pinheiro na quinta-feira, 26 de setembro, às 19h15, no Espaço Sociocultural. Na ocasião, o professor apresentará o livro "Agroecologia 7.0.

Conheça o professor

Sebastião Pinheiro é técnico agrícola pela Unesp - Jaboticabal/SP formado em 1967. Engenheiro agrônomo pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP) graduado em 1973. Pós-graduado em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Bosques pela UNLP, na Argentina, em 1975. Foi delegado brasileiro no Codex Alimentarius das Nações Unidas em Haia, na Holanda. Pós-graduado em Toxicologia, Poluição Alimentar e Meio Ambiente na Bundesanstalt für Getreide-, Kartoffel- und Fettforschung (BAGKF), Alemanha, em 1983. Investigou em Tucuruí o uso clandestino de herbicidas (Agente Blanco e Agente Laranja), em 1985. É autor e coautor de diversas publicações: “Agente Laranja em uma República de Banana”, “Biotecnologia: muito além da revolução verde” (por Henk Hobbleink, tradução e contribuição), “Agricultura Orgânica e Máfia dos Agrotóxicos no Brasil” (em parceria com Dioclecius Luz e Nasser Youssef Nasr); “Ladrões de natureza”; “Saúde no solo versus Agronegócios”. Traduziu de “Panes de Piedra” de Julius Hensel e “Húmus” de Selman Waksman. Em 1990, iniciou os trabalhos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Pró-Reitoria de Extensão Universitária e posteriormente no Núcleo de Economia Alternativa da Faculdade de Ciências Econômicas. Ativista científico em agricultura saudável, cromatografia de Pfeiffer e agroecologia camponesa.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado