Página inicial > Notícias > Encontro de Citricultura

Encontro de Citricultura

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 10h21 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 12h16

Estudantes do Campus Machado participam do 5º Encontro Técnico sobre Citricultura

Alunos durante o encontro de citriculturaNos dias 14 e 15 de agosto, estudantes do curso de Engenharia Agronômica e Técnico em Agropecuária, acompanhados pelo servidor Antônio Caixeta e pelo professor Luis Lessi dos Reis, participaram do 5º Encontro Técnico de Citricultura realizado no município de Campanha (MG). O evento foi organizado pela EPAMIG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Campanha, com o objetivo de fomentar informações técnicas relacionadas a produção de citros a produtores e apreciadores.

Diversas palestras e dinâmicas com empresas do setor privado marcaram as discussões que envolveram toda a cadeia de produção de citros em Minas Gerais. Segundo o professor Luis Lessi, o encontro deste ano destacou, mais uma vez, a preocupação de produtores e das agências de pesquisa, extensão e defesa agropecuária do estado com o aumento de plantas infectadas pelo Greening e/ou HLB, doença causada por bactérias do gênero Candidatus e transmitida por psilídeos (Triorizaerytreae e Diaphorinacitri).

O Greening é a doença mais temida entre os produtores de laranja, por não possuir qualquer tipo de cura ou tratamento, e se propagar de forma muito rápida. Essa doença foi detectada no Brasil a partir 2004, desde então tem gerado grandes perdas para toda a cadeia citrícola brasileira. O professor explica, ainda, que para os produtores de citros, as perdas anuais são da ordem de R$ 50 milhões. Entretanto, o impacto para os produtores de suco é ainda mais severo em função das perdas na exportação. A forma atual de controle dessa doença são inspeções visuais para detecção de árvores sintomáticas e aplicação maciça de inseticidas para controle do vetor", disse.

“O evento foi fundamental para ampliar o conhecimento da cadeia citrícola, nele pude ter contato direto com novas tecnologias, como instalação de pomar e as novas variedades no mercado, controle das principais pragas e normas de rastreabilidade do produto. Além de tudo, um contato direto com citricultores que compartilharam suas experiências de produção e de mercado”, comentou a estudante Maria Luiza Honório Carvalho.

Texto: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações do professor Luis Lessi