Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Machado no Programa Expedição
Início do conteúdo da página

Campus Machado no Programa Expedição

Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2019, 10h10 | Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2022, 16h54

Estudantes e servidores do Campus Machado compartilham experiências sobre o Programa Expedição IFSULDEMINAS

WhatsApp Image 2019 07 15 at 17.13.07Durante uma semana das férias de julho, estudantes e servidores do IFSULDEMINAS executarem projetos em diversas comunidades do sul de Minas. Ao todo, foram cerca de 10 mil pessoas atendidas pelo programa em 8 municípios: Cássia, Esmeraldas, Espírito Santo do Dourado, Poço Fundo, São Bento Abade, São João da Mata, Senador Amaral e Toledo. 

Das onze equipes inscritas no programa, cinco foram compostas por servidores e alunos do Campus Machado. Para trocar experiências sobre o programa, todos os participantes se reuniram com a equipe da Pró-Reitoria de Extensão, que coordena o projeto, na quarta-feira, 14 de agosto, no auditório do Campus Machado.   

Estiveram presentes também diversos servidores do IFSULDEMINAS; o pró-reitor de Extensão do Instituto, o professor Cleber Ávila Barbosa; a coordenadora-geral de Extensão do Campus Machado, Michelle da Silva Marques; e , como representante das prefeituras dos municípios atendidos, o diretor municipal de Meio Ambiente de São João da Mata, Thiago de Jesus Leal.

IMG 1832O programa contou com 120 pessoas, distribuídas em onze equipes participantes, que desenvolveram ações de acordo com as demandas de cada localidade, nas áreas de Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação e Saúde; Comunicação, Tecnologia e Produção; e Meio Ambiente e Trabalho; sendo que as demandas nos campos da Saúde e do Direito foram ampliadas com a chegada de novos parceiros ao programa.

Neste ano, pela primeira vez, o Expedição IFSULDEMINAS contou com entidades parceiras, além das prefeituras dos municípios atendidos. Cerca de 20 estudantes de Medicina e de Direito de duas instituições privadas de educação superior de Pouso Alegre, a Universidade do Vale do Sapucaí e a Faculdade de Direito do Sul de Minas, integraram o programa, realizando ações de extensão nas comunidades visitadas. Além disso, o 14º Grupamento de Artilharia de Campanha do Exército, em Pouso Alegre, contribuiu com apoio logístico.

Confira as experiências das equipes do Campus Machado!

Expedição IFSULDEMINAS conectando saberes em Cássia

WhatsApp Image 2019 07 17 at 08.59.31A equipe do Campus Machado, formada por 8 alunos e um servidor, desenvolveram 18 ações na cidade mineira de Cássia. Ao todo, 450 pessoas foram diretamente beneficiadas por cursos de informática; oficinas de orientação vocacional; confecção de brinquedos com materiais reciclados; de xadrez; de primeiros socorros em caso de acidentes com animais peçonhentos; além de palestras sobre conscientização ambiental; educação financeira e promoção da saúde do homem.

Suzany Campos é estudante do curso de Zootecnia e foi uma das integrantes do projeto executado em Cássia. Segundo contou, muitas das atividades propostas, inicialmente, não puderam ser realizadas devido às férias dos alunos da rede pública. Ainda assim, foram muitas ações promovidas e um público diversificado foi atendido. "Realizamos várias palestras. Eu fiquei responsável por falar sobre doenças endêmicas. Pude ver a satisfação da população em receber os alunos. Foi muito bom!. É um projeto muito interessante, porque colocamos em prática muitas atividades. Eu adorei, se puder, no ano que vem, quero ir de novo", disse.    

Horta agroecológica: uma proposta de educação ambiental, sustentabilidade e cidadania para o município de Senador Amaral

IMG 1820A cidade recebeu sete alunos do Campus Machado mais dois servidores do IFSULDEMINAS, que desenvolveram palestras sobre: alimentação saudável; coleta seletiva; uso inseguro dos agrotóxicos; bioindicadores de importância na produção agrícola e controle biológico. O grupo também organizou oficinas sobre reaproveitamento de material orgânico (minhocários) e confecção de brinquedos com materiais recicláveis. Houve mutirão de coleta de materiais recicláveis e cursos de como planejar e plantar uma horta agroecológica. 

A estudante Talita Cristina dos Santos, do curso de Engenharia Agronômica, participou, pela segunda vez, do programa. Ela conta que acha muito gratificante. "Essa oportunidade de ter contato com as diferentes comunidades é riquíssima, porque aprendemos a dialogar com as pessoas, acontece uma troca de conhecimento e eu acredito que quem participa do Expedição não volta para casa como a mesma pessoa que foi, voltamos com um olhar mais cuidadoso, mais empático e mais humano", disse.

A professora Leda já é veterana no Expedição. Ela participou de todas as edições anteriores e conta que considera esse tipo de ação fundamental para a formação dos estudantes. Como coordenda o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (Neapo), sempre procura levar ações que envolvem a produção orgânica. "Não só para eles, mas para nós também é um aprendizado e tanto. Esse convívio, a troca de experiências, sempre fica a amizade, o carinho e contato com esse público, que sempre volta a nos procurar". 

 Esmeraldas em ação

WhatsApp Image 2019 07 18 at 14.31.44O município localizado na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) recebeu duas equipes do Programa: a do IFSULDEMINAS e outra composta por membros das instituições parceiras (Universidade do Vale do Sapucaí e Faculdade de Direito do Sul de Minas).

A equipe do Campus Machado desenvolveu ações dentro do eixo “Educação”, atendendo professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e estagiários de Licenciaturas; alunos de 4 e 5 anos, do Fundamental I e II e do EJA; além de mulheres e adolescentes da comunidade rural. Ao todo foram beneficiadas cerca de 1.000 pessoas em oficinas sobre parasitoses e higiene pessoal; bullying; formação de Grêmio Estudantil; psicomotricidade; reciclagem e inclusão; educação ambiental com animais taxidermizados; Transtornos Globais de Desenvolvimento e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade); entre outros temas.

Inovação: uma jornada pelos pilares da Educação e Meio Ambiente

WhatsApp Image 2019 08 22 at 11.15.20Duas equipes do programa: uma do Campus Machado e outra formada por estudantes das instituições parceiras foram à cidade de Toledo. Ambas organizaram um total de 33 atividades, atingindo mais de 1.400 pessoas direta e indiretamente. Os discentes atuaram em duas escolas municipais, uma creche e na praça do município, desenvolvendo oficinas, como: O papel do agente comunitário de saúde; capacitação informal para cuidadores de idosos; formas lúdicas para o ensino de matemática; primeiros socorros; sala de aula invertida; Tic e aplicativos Google; implantação de horta; segurança alimentar etc. Feiras de saúde também foram realizadas com serviços gratuitos de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. Além disso, os estudantes promoveram atividades culturais e apresentaram as atividades desenvolvidas aos vereadores na Câmara Municipal.

Monique Meneguci é aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e fez parte da equipe que foi para Toledo. Para ela, foi uma experiência única. "Fomos super bem recepcionados, aproveitaram, praticamente, todas as atividades. Fizemos amizades e até ganhamos apelidos. Foi muito gratificante e depois que viemos embora, recebemos mensagens de agradecimento do pessoal de lá, praticando os ensinamentos passados. Isso é algo imensurável! Eu gostei muito e espero participar ano que vem novamente. É uma experiência que todos deveriam viver", contou.

“Projeto inclusão: conhecimento é para todos

WhatsApp Image 2019 07 18 at 15.47.59Na cidade de Poço Fundo, foi realizado o “Projeto inclusão: conhecimento é para todos”, de estudantes do Campus Machado. A intenção foi realizar atividades de reciclagem de materiais; conscientização ambiental; coleta seletiva; palestras sobre atendimento humanizado a pacientes; capacitação em informática básica e no cultivo e manutenção de hortas; e minicurso sobre sustentabilidade alimentar, com a elaboração de receitas à base de alimentos reaproveitados. 

Texto: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da Ascom / Reitoria

Fotos: Divulgação

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página