Página inicial > Notícias > Moradia Estudantil

Moradia Estudantil

Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 07h38 | Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 10h36

Moradia estudantil do Campus Machado atende mais de 300 estudantes

alojamentoO sistema de moradia estudantil do IFSULDEMINAS - Campus Machado tem capacidade para 330 estudantes residirem na instituição. Além disso, também conta com quarenta vagas reservadas a intercambistas e visitantes. Atualmente, quase todas as vagas destinadas à moradia estão ocupadas, são 322 estudantes residentes e quatro intercambistas que ocupam as vagas de visitantes.

Segundo o coordenador-geral de Assistência ao Educando, Sérgio Santana, além de estudantes dos cursos técnicos, a partir de 2017, 50 vagas do alojamento masculino foram disponibilizadas aos alunos de cursos superiores. Em 2018, foram liberadas 40 vagas no alojamento feminino para alunas de graduação. “No segundo semestre ou ainda no próximo, deve ser lançado um edital de moradia estudantil específico para cursos superiores, que atenderá estudantes após avaliação socioeconômica”.

Além da segurança, os residentes também contam com atendimento emergencial na área da saúde e uma equipe multidisciplinar com psicólogo, assistente social, pedagogo, enfermeiro e assistente de alunos. Os internos ainda podem utilizar os serviços de lavanderia do campus.

DSC 0941Outra questão fundamental para os alunos que moram no campus é a alimentação fornecida pelo refeitório. Os estudantes dos cursos técnicos têm direito a cinco refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Já os residentes de cursos superiores tem direito ao café da manhã, mas podem solicitar auxílio-alimentação ao Programa de Assistência Estudantil. Outro possibilidade recente é a bolsa-alimentação, no caso dos estudantes que atuam em projetos e grupos de estudos e pesquisas. Esse recurso, custeado pelo próprío campus, passará a contar com avaliação socioeconômica, assim como o auxílio-alimentação.

DSC 0619Todos os alunos que residem no campus devem observar o regulamento interno, que descreve os deveres e obrigações. Quatro monitores, sendo dois homens e duas mulheres, são responsáveis por acompanhar o dia a dia dos residentes.

Uma dessas monitoras, a técnica de enfermagem Marcela Aparecida Silva de Souza, explica que os estudantes devem manter seus alojamentos limpos organizados e higienizados. ”Eles são escalados por duplas ou trios. Cada equipe limpa em um dia da semana de acordo com uma escala feita por nós, responsáveis pelo alojamento. A empresa contratada para limpeza passa, uma vez por semana, para realizar o serviço pesado em cada alojamento”, conta.

Orientação sobre higiene e limpezaDSC 0429

No dia 05 de junho, a monitora Marcela realizou uma palestra para 68 alunas que residem no campus. Marcela falou sobre a importância de manter a organização dos dormitórios, sobre higiene pessoal e ambiental. Todos os anos a palestra é realizada pela Coordenação-Geral de Assistência ao Educando (CGAE).

“Podemos evitar várias patologias, preservar o patrimônio escolar deixando o alojamento em condições para os próximos moradores. Essa palestra é ministrada para todas as turmas dos primeiros anos, pois os estudantes têm regras que devem ser seguidas. Na palestra, explicamos os motivos de não poderem deixar pertences jogados, ambiente sujo, entre outros”.

Morar no campus

JuliaJúlia Bitencourt Marques, do 1° período de Ciência e Tecnologia de Alimentos, veio de São Paulo para estudar no Campus Machado e conta que sempre teve consciência da necessidade de organização e da boa convivência. Diz ainda que, diariamente, esses cuidados são colocados em prática pelas meninas do seu alojamento. Júlia procura manter o ambiente limpo e sempre organizado, sem deixar nada jogado pelo chão, seu dia a dia no quarto é tranquilo. "Temos uma escala de mês para sempre manter tudo limpo". Acha a possibilidade de moradia importante, pois não teria recursos suficientes para se manter, caso não fosse contemplada. Para ela, morar no campus ajuda a se dedicar muito mais aos estudos.

Estudante do 1º período de Agronomia, Livia Maria Marques Corrêa considera que morar no campus traz praticidade e ecomomia. "A cada dia aprendo a conviver com uma pessoa diferente de mim, não só nos gostos mas tambem nas atitudes e nos meios sociais. Mantenho, ao maximo, minha organização e, agora que participei de uma palestra sobre esse assunto, acho que venho melhorando. Penso que os(as) alunos(as) deveriam assistir, anualmente, essa palestra, tendo em vista que é necessaria uma reciclagem, já que algumas pessoas podem se acomodar e isso influencia no convivio e na higiene ambiental e pessoal", comentou. Ela tamém conta que mantém suas coisas na cama ou no seu armário, quando vai para casa guarda todos os seus pertences para não atrapalhar as colegas. "Limpo o alojamento nos dias da minha escala, como se estivesse limpando minha casa, afinal passo muitos dos meus dias aqui. Mesmo com os dias corridos tenho tempo para organizar tudo. Além das aulas, trabalho 12 horas semanais na cozinha do campus e, nas quartas-feiras, participo do projeto PANC-FLORA. O alojamento é importante pra mim, porque eu não preciso tirar o dinheiro que ajuda nas despesas familiares pra pagar aluguel e nem pra me manter aqui, já que os gastos são reduzidos. E se eu não morasse aqui, provavelmente teria muitas dificuldades para me manter no curso", finalizou.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado