Página inicial > Notícias > Horta Agroecológica e Agroindustrialização

Horta Agroecológica e Agroindustrialização

Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 13h22 | Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2019, 13h43

Implantação de horta agroecológica e curso sobre agroindustrialização marcam início de projeto extensionista do Campus Machado

WhatsApp Image 2019 05 29 at 15.05.481Na última quarta-feira, 29 de maio, foram iniciadas as atividades de um projeto de extensão do IFSULDEMINAS - Campus Machado. Além de implantar uma horta agroecológica e comunitária, o projeto também conta com a oferta de um curso sobre agroindustrialização. As atividades tiveram início na Escola Municipal Padre José. Participaram da ação, as professoras Lêda Gonçalves Fernandes e Priscila Pereira; a diretora da Escola Padre José, Maria Goreti de Assis; a assistente social da Cultivar, Cleidiane Rosa Cassimiro; a assessora de Políticas Públicas da Prefeitura, Jovana Moster; e o aluno do curso de Agronomia do Campus Machado, Vitor Pilz Fidelis.

O projeto está sendo realizado na Escola Municipal Padre José, situada no bairro Jardim das Oliveiras, em Machado, e trata-se da unificação de dois projetos de extensão anteriores. Coordenado pela professora Lêda Gonçalves Fernandes, o primeiro deles "Implantação de hortas agroecológicas e comunitárias no município de Machado – inclusão social e produtiva" beneficiou pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade social, por meio da implantação de uma horta comunitária. O segundo projeto "Capacitação em produção e agroindustrialização de hortaliças para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica no município de Machado - MG" é coordenado pela professora Priscila Pereira e integra uma das ações de extensão aprovadas pelo edital IF - MULHER, lançado pela Reitoria do IFSULDEMINAS.

Após a unificação dos projetos, o desenvolvimento das ações ficará a cargo do Campus Machado, representado pelas servidoras Lêda Gonçalves Fernandes, Priscila Pereira e Maria do Socorro Martinho Coelho. O projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Machado, da Escola Municipal Padre José, do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO) do Campus Machado e da Associação Socioambiental Cultivar.

Texto: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da professora Priscila Pereira

Foto: Divulgação IFSULDEMINAS