Página inicial > Notícias > Jornada da Computação e Educação

Jornada da Computação e Educação

Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 11h31 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 12h48

Palestras e minicursos marcam a 6ª Jornada da Computação e Educação

DSC 0374Entre os dias 21 e 23 de maio, o IFSULDEMINAS - Campus Machado promoveu a 6ª Jornada da Computação e Educação. O evento é realizado anualmente pelos professores e alunos dos cursos na área de Tecnologia em Informação.

Tem como público-alvo estudantes e pessoas que tenham afinidade pela área. Em três dias de atividades, o evento trouxe minicursos e palestras com o objetivo de proporcionar novos conhecimentos sobre as diversas áreas da computação, mercado de trabalho, novas tecnologias, produtos e empresas.

Para o coordenador do curso de Sistemas de Informação e organizador da Jornada, professor Matheus Eloy Franco, a ação demandou empenho por parte dos estudantes que se envolveram na organização. motivando-os a desenvolverem atividades diferentes daquelas realizadas no dia a dia da sala de aula. Dos 15 cursos oferecidos, 14 foram ministrados por egressos.

No primeiro dia, o professor Marcelo Haddad falou sobre o desenvolvimento de software e trouxe o conceito de transformação ágil que permite maior rapidez na elaboração de projetos. Ele comentou que na educação funciona da mesma forma, é preciso reduzir os processos e ferramentas de acordo com a realidade do cotidiano. Ministrada pelo professor do Campus Machado, Leandro Carlos Paiva, a segunda palestra abordou a importância da integração dos sistemas para a Agropecuária. Ele observou o avanço tecnológico está cada vez mais presente no campo. "A cada 10 produtores, sete possuem acesso à tecnologia”, disse.

No segundo dia, Edison Rezende falou sobre design para mídias sociais e mostrou sua importância no dia a dia. “O design está em tudo: veículos, cadeiras , entre ourtros”. Edison analisou peças publicitárias, falou sobre cores e tipos de fontes que devem ser usadas para um trabalho mais elaborado. A última palestra DSC 0822do dia foi ministrada pelo professor Vinicius Souza, que falou sobre a internet das coisas. Comentou sobre a possibilidade de conectar objetos com o cotidiano e com as pessoa. Segundo afirmou, no mundo há uma média de 6% de dispositivos conectados por usuário, 44% das crianças usam dispositivos eletrônicos e esse número cresce dia a dia.

A Jornada contou ainda com torneio de games e programação com alunos e minicursos sobre Photoshop, Ilustrator, Robótica com Lego Mindstorms, Google Forms, Classroom, Mikrotik Network Associate, Arduino com Jogos, Introdução à Aprendizagem de Máquina com Python, Impressão 3D e outros.

A participação dos estudantes

Ana Paula de Paiva BorgesEstudante do 3º ano do curso Técnico em Informática, Ana Paula de Paiva Borges, participou das duas últimas edições da Jornada. Para ela, a palestra do professor Marcelo Haddad trouxe a importância da valorização das pessoas. Ela achou interessante a abordagem do aluno como parte do processo de aprendizagem e não apenas como alguém que é obrigado a absorver um conteúdo para ser aprovado. A aluna participou de três minicursos durante a Jornada.

Cristian Luiz da SilvaCristian Luiz da Silva está no 3º período do curso de Sistemas de Informação. Há dois meses, faz parte do grupo de estudos PIXEL. Segundo explicou, o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento digital de outros grupos e/ou empresas júniores. Pela segunda vez, ele participa da Jornada e foi responsável pelo minicurso sobre o Adobe Ilustrator.

Brenda Domingues de ÁvilaCursando o 7 º período de Sistemas de Informação, Brenda Domingues de Ávila participou da palestra proferida pelo professor Leandro Carlos Paiva e disse que se interessou pelo tema, pois está automatizando a estufa do Campus Machado. A atividade faz parte de seu trabalho de conclusão de curso. A estudante contou que a iniciativa surgiu de uma demanda para normalizar a irrigação das plantas. Junto com um colega, ela está trabalhando em um protótipo que, no próximo semestre, será implantado no setor.

Jéssica VenâncioJéssica Venâncio , do 8° período de Sistemas de Informação, contou sobre suaexperiência de intercâmbio no México. A estudante disse que recebeu o convite do seu professor, o servidor Mateus Franco. Segundo contou, além do aprendizado acadêmico adquirido nesse tempo, houve também o aprendizado de um novo idioma e cultura. A estudante achou gratificante contar sua experiência aos colegas, pois pôde mostrar as oportunidades que o IFSULDEMINAS traz aos alunos.

Marcos FerreiraResponsável pelo curso de Impressão 3D da VI Jornada, Marcos Ferreira, do 1º período de Sistemas de Informação, falou sobre a importância da técnica que, embora pouca conhecida, tem crescido muito. O estudante é precursor da técnica em Poço Fundo, sua cidade natal, e seu objetivo foi trazer a tecnologia à comunidade e capacitar mais pessoas.

Nathalia SouzaNathalia Souza é estudante do 3º ano do Técnico em Informática e achou o curso interessante, pois possibilita o aprendizado além do que é visto na sala de aula. Escolheu o minicurso de impressora 3D por se interessar pelo processo de impressão e construção dos objetos.

Texto e fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Machado

1º Dia