Equinocultura

Publicado: Sexta, 25 de Janeiro de 2019, 10h45 | Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2019, 13h44

Criado em 2005, o setor de Equinocultura do IFSULDEMINAS – Campus Machado visa proporcionar aprendizado prático em Equinocultura para os estudantes dos cursos compatíveis com a área, desenvolver pesquisas científicas e promover a extensão do Câmpus Machado até a comunidade de Machado e região.

A manutenção do setor é realizada pela professora e coordenadora da Equinocultura, por um técnico em Equinocultura e também por um técnico em Agropecuária. A coordenadora busca promover cursos, aulas e atividades práticas, orientar projetos de pesquisa e extensão, monitorar bolsistas atividade, organizar e administrar o setor de forma geral, e promover a integração entre os alunos envolvidos.

Informações Básicas

Utilização (cursos)

Os cursos que usufruem da estrutura do setor são os cursos de Técnico em Agropecuária (integrado e subsequente ao ensino médio), Engenharia Agronômica, Licenciatura em Ciências Biológicas e Especialização em Produção Animal. As disciplinas ministradas no local são: Equinocultura, Atividades de Pesquisa, Extensão e Cultura (APEC) em Equinocultura e algumas aulas práticas da disciplina Fisiologia Animal Comparada.

Principais atividades desenvolvidas no laboratório

Além de aulas práticas, atividades como equitação, equoterapia, doma racional e cursos como casqueamento e ferrageamento.

Equipamentos disponíveis para utilização no laboratório

baias e piquetes para alojar os animais; duas pistas de areia, sendo que uma está em construção, para equitação e Equoterapia; um redondel para doma e treinamento dos animais; banheiros, escritório e consultório para equoterapia; sala para guardar encilhamentos; casa de moradia para os estudantes que desenvolvem atividades no Setor de Equinocultura; sala da coordenação; dois banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais e um consultório com finalidade de desenvolver o programa de extensão em Equoterapia

Imagens do Laboratório