Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Laboratório de Bromatologia

Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 14h17 | Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2019, 13h34

        O Laboratório de Bromatologia é utilizado para aulas práticas das disciplinas de Bromatologia e Análise de Alimentos além de atender outras disciplinas dos cursos técnicos e de graduação do IFSULDEMINAS - Campus Machado no que diz respeito às análises de controle de qualidade de leite, carnes, frutas, hortaliças, grãos e bebidas. Este laboratório tem capacidade para 30 alunos. O laboratório contém duas bancadas, vidrarias básicas para o suporte das análises, materiais e equipamentos. O Prédio Núcleo de Alimentos possui um almoxarifado para o armazenamento dos reagentes usados nas análises físicas, químicas e bioquímicas.

Informações Básicas
 Área Construída

 

96m²

 

Utilização (cursos)

 

Técnico em Alimentos; Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Mestrado em Alimentos; Agronomia; Zootecnia.

 

Principais atividades desenvolvidas no laboratório    

 

 Aulas práticas, atividades de pesquisa e extensão. Está equipado de forma a realizar as análises físicas, químicas e bioquímicas de alimentos, como: sólidos solúveis, pH, acidez titulável, açúcares, composição centesimal (umidade, extrato etéreo, proteína bruta, fibra, cinzas e extrato não nitrogenado), cor, firmeza, análises de leite(extrato seco, cinzas, alizarol, gordura, proteína, crioscopia, adulterações), entre outras.

 

Equipamentos disponíveis para utilização no laboratório

 

 Estufa de secagem e esterilização; estufa de renovação e circulação de ar; fornomufla; bloco digestor; extrator do tipo Soxhlet; destiladores de nitrogênio; capela de exaustão de gases; evaporador rotatório; agitador magnético; agitador de tubos; chapa aquecedora; mesa agitadora orbital; mixer;  homogeneizador de tecido; medidor de pH; balança analítica; balança semi-analítica; bomba de vácuo; moinho; destilador de água; deionizador de água; centrífuga para butirômetro; centrífuga; crioscópio; termolactodensímetros; alcoômetros; sacarímetro; colorímetro; analisador de atividade de água; penetrômetro; espectrofotômetro UV/VIS; refratômetros; analisador de textura; refrigerador duplex; congelador vertical.

 

 

Imagens do Laboratório
 
Fim do conteúdo da página