Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IF de Portas Abertas
Início do conteúdo da página

IF de Portas Abertas

Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 07h46 | Última atualização em Quinta, 25 de Outubro de 2018, 08h58

IF de Portas Abertas reúne mais de mil visitantes da região no Campus Machado.

Visão panorâmica do evento IF de portas abertasInformação, conhecimento, música, cultura e lazer agitaram os participantes da 1ª edição do IF de Portas Abertas - Mostra de Profissões, que aconteceu ontem, 24/10, no campus Machado. O evento recebeu mais de mil visitantes, de 23 escolas, de 17 cidades da região e contou com a ajuda de aproximadamente 300 colaboradores. O objetivo foi promover e ampliar o conhecimento acerca dos cursos técnicos e superiores que são ofertados pela instituição. Além disso, foi apresentada toda a estrutura física e curricular que propiciam aos estudantes desenvolverem com êxito sua formação acadêmica, incluindo o ensino, a pesquisa e a extensão.

Cada curso, representado por seus alunos, professores e servidores, apresentou de forma teórica e prática desde atividades que são ensinadas na sala de aula, aos projetos que são desenvolvidos no campus até o mercado atual da profissão. Palestras foram ministradas em diversos horários para que os interessados pudessem se aprofundar sobre as profissões. Temas como Administração: Perfil, importância e possibilidades; O perfil do Agrônomo; O que faz um técnico em agropecuária; O profissional da área de alimentos; O profissional da Biologia e o mercado de trabalho; Oficina sobre Arduíno e Lego e Entendendo a importância da Zootecnia estiveram na

programação do dia.Materiais do vestibular 2019

Uma tenda sobre o Vestibular 2019 ofereceu todo o suporte e consultoria nas dúvidas sobre o processo seletivo. Foi disponibilizado, também, um laboratório de informática para aqueles que quisessem se inscrever imediatamente. A cooperativa escola, a COETAGRI, marcou presença com seus produtos e ações. Também a Rádio Estação Cultura FM acompanhou ao vivo o evento, transmitindo as ações para toda a região. O setor de saúde do campus realizou ações preventivas com aferição de pressão arterial e glicemia capilar. As empresas juniores puderam demonstrar um pouco de seus projetos e falar sobre o tema. O setor de esporte e lazer proporcionou momentos de descontração com partidas de xadrez e tênis de mesa. A Comissão de Formatura, formada por discentes do campus que estão concluindo os cursos, aproveitou o momento para a venda de lanches. A cultura e a arte foram representados pelos integrantes do grupo de teatro e por músicos que se apresentaram durante o almoço.

Depoimentos

Segundo a Coordenadora Geral de Extensão, Michelle Marques, os resultados do IF de Portas Abertas foram satisfatórios. “Alcançamos nossos objetivos e conseguimos uma abrangência muito grande, divulgando a instituição para diversos locais. Agradeço a todos que auxiliaram na organização: a infraestrutura, a cozinha, nossos apoiadores Fadema e Coetagri, os cursos e os demais expositores e a todos que direta ou indiretamente ajudaram na realização das ações. Nossa expectativa é que, com a experiência deste ano, a segunda edição seja ainda melhor, atraindo mais cidades e visitantes”.

Diretor do campus, professores e alunos pousam para a fotoPara o Diretor Geral, Carlos Henrique Rodrigues Reinato, o evento e o público superaram as expectativas. “O IF de Portas Abertas já nasceu com um sucesso muito grande, o que faz crescer nossas metas para os próximos anos”.

A Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aline Manke, acredita que as atividades proporcionam a divulgação da realidade do campus e as diversas atividades oferecidas. Isso resulta em um auxílio para os alunos na decisão da escolha do curso pretendido. “Além dos benefícios oferecidos aos participantes, os nossos alunos têm a oportunidade de demonstrar suas áreas.Quando existe essa integração entre os estudantes, a comunicação flui melhor”.

Para o Chefe de Gabinete e Diretor da FADEMA, Luciano Olinto Alves, é interessante abrir as portas para os possíveis futuros alunos. “A participação presencial mostra na prática os cursos, o conteúdo, tudo que temos a proporcionar a comunidade enquanto educadores”.

Letícia Amaral, Coordenadora Geral de Ensino destacou, também, o duplo benefício: aos visitantes e aos discentes do campus. Ressaltou ainda a importância de todo o envolvimento entre os cursos, as áreas e setores em um só objetivo: a promoção do ensino.

O Pró-reitor de Extensão, Cleber Ávila Barbosa, ressaltou a importância da iniciativa. “Como o próprio nome já diz, o evento abre as portas para a comunidade conhecer as possibilidades, os cursos e toda infraestrutura disponível para o desenvolvimento acadêmico e profissional desses jovens”.

Letícia Sepini Batista, Coordenadora de Eventos e Programas, falou sobre o sucesso da atividade. “Foi tudo muito bem organizado. Os visitantes estão se divertindo e ao mesmo tempo conhecendo toda a nossa estrutura. Nossa missão de apresentar nossas possibilidades foi cumprida”!

A professora da Escola Orlando Paulino, Idelma Aparecida de Oliveira Souza, de Alfenas, ressaltou a importância das atividades para os seus alunos. “Somos da zona rural e os estudantes não têm acesso a determinadas informações. Esse evento proporciona essa integração e esse conhecimento direto. É uma grande oportunidade!”

Tiago Corsini, estudante da Escola Estadual Iracema Rodrigues, de Machado, achou muito atrativo as ações desenvolvidas e apresentadas. “Sempre fui interessado na área de administração. Mas, hoje, a área de alimentos despertou minha atenção”.

Para Fábio Henrique Capatti Silva, da escola Polivalente, de Alfenas, o que mais chamou a atenção foi a infraestrutura da instituição. “Tudo muito organizado e bem planejado”.

A professora da Escola Estadual Pedro Leite, Silvana Batista Araújo, de Paraguaçu, acompanhou uma turma de 45 pessoas. Ela acredita que esta é uma oportunidade dos estudantes conhecerem e fazer uma boa escolha profissional.

Luciana Maria Luiza Sobral de Andrade, de Campestre, é docente na Escola Estadual Rui Barbosa e trouxe todos os alunos do terceiro ano. “Aqui, eles poderão ampliar seus conhecimentos e decidirem para onde querem ir”. Sua aluna, Natasha Luiza de Souza, acredita estar na fase da indecisão. “Todos passam por isso. Assim, é muito bom um dia como este. Eu, particularmente, sou apaixonada em agronomia e pude saber um pouco mais sobre o curso aqui”.

Texto: Jacssane Andrade 
Revisão: Camilo Barbosa
Fotos: Diêgo Souza
25/10/2018
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página