Notícias Notícias 2013 CRB Câmpus Machado
CRB Câmpus Machado

T861349O Centro de Excelência do Café do IFSULDEMINAS - Câmpus Machado foi sede do 1º curso de Realidade Brasileira do Sul de Minas (CRB), com o Módulo de Educação Popular, realizado nos dias 28 e 29 de setembro.

A primeira turma do Sul de Minas, além de contar com a participação e construção de diversos movimentos sociais da região, tem o apoio institucional da (Unifal-MG e UFLA) que, com IFSULDEMINAS – Campus Machado, garantem sua realização.

A proposta do CRB Sul de Minas Gerais é possibilitar aos participantes, educandos e educadores, momentos de aprendizagem mútua, a troca de experiências, conhecimento e formação, dialogando com partes integrantes no mesmo processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é estudar a realidade sócio-histórica (econômica, política, identitária e cultural) do Brasil, por meio de algumas obras dos principais pensadores brasileiros; produzir saberes sobre a realidade do país, relacionando o estudo teórico com o saber popular.

No 1º módulo o tema abordado foi conduzido pelo educador Ranulfo Peloso, que trabalha no CEPIS (Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapientiæ). Trata-se de um centro de formação e assessoria político-pedagógica no campo da Educação Popular. Historicamente, tornou-se uma das formas de concretizar o compromisso humanista do Instituto Sedes Sapientiæ com as classes populares, no rumo de uma sociedade sem dominação.

Ranulfo, nos seus 68 anos, esteve presente nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país, trabalhando com a formação e organizações dos movimentos populares, como sindicatos, associações, Comunidades Eclesiais de Base - CEB's e movimentos camponeses, que experimentaram retomar o trabalho de base e uma educação libertadora através de sua contribuição. O próximo módulo acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro.

Texto: Nathália Brant e Bruno Diogo

Fotos: arquivo