estacao-cultura

ambiente-virtual-aprendizagem

IFPR

sisreq2

Notícias Notícias 2013 CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O IFSULDEMINAS – Câmpus Machado oferece diversos cursos técnicos na modalidade a distância como Segurança do Trabalho, Serviços Públicos, Administração, Agente Comunitário de Saúde e, ainda, os realizados pelo Programa Profuncionário, que capacita servidores públicos nas áreas de Alimentação Escolar, Secretaria Escolar e Multimeios Didáticos. A EaD do Câmpus Machado está presente com polos em mais 7 cidades do Sul de Minas: Alfenas, Guaxupé, Muzambinho, Poço Fundo, Santa Rita de Caldas, Três Corações e Varginha.

Estes cursos funcionam em dois modelos: o primeiro é realizado por meio de teleaulas, transmitidas ao vivo pelo Instituto Federal do Paraná (parceiro) e recebidas via satélite nos polos. A atividade acontece uma vez por semana, no Câmpus Machado, no Polo Varginha e no Núcleo Avançado de Poço Fundo. No segundo modelo, os cursos também são semipresenciais, mas os encontros ocorrem em alguns finais de semana.

Todos os cursos contam com um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), no qual os alunos interagem com os colegas e com a equipe do curso, postam atividades, exercícios em grupo e individuais. No AVA é possível, também, baixar conteúdos ou assistir a vídeos instrucionais. O ambiente funciona como uma sala de aula virtual. José Pereira coordenador do CEAD

De acordo com o coordenador do Centro de Educação a Distância (CEAD) do IFSULDEMINAS – Câmpus Machado, professor José Pereira, a educação a distância é uma modalidade inclusiva e propicia que os alunos que trabalham o dia todo ou que não tenham como realizar o estudo presencial, possam se qualificar com qualidade no aprendizado”.

Infraestrutra

O CEAD conta com um laboratório de informática, sala de teleaulas, ambiente de tutoria e de coordenação, com profissionais à disposição dos estudantes durante a semana, para sanar dúvidas, auxiliá-los na navegação na internet, postagem de atividades, mensagens e, também, entrega de materiais, como apostilas.

O coordenador José Pereira explica que há planos para a ampliação da EaD. “Estamos buscando fazer parte da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para que sejamos autorizados a oferecer cursos superiores a distância já em 2014”, disse.

DSCF7923

Algumas particularidades são importantes para quem opta pela modalidade de ensino a distância, como boa fluência digital, ou seja, saber utilizar o computador e navegar pela internet e, também, ter um bom domínio do texto escrito, pois boa parte das interações são feitas dessa forma. Além disso, a pessoa interessada em estudar a distância deve ser disciplinada nos estudos.

Processo de seleção

O processo de seleção é realizado por meio de editais que são publicados no site do Câmpus Machado: www.ifsuldeminas.edu.br/machado. Geralmente, os inscritos são convocados para comparecerem a um sorteio de vagas. A carga horária dos cursos, os conteúdos e a certificação são os mesmos dos cursos presenciais. A única diferença está no modo como o aprendizado é conduzido. No Câmpus, os alunos de EaD também podem requerer auxílios estudantis, seja para materiais didáticos, transporte ou, ainda, alimentação.

Texto: Camilo Barbos e Jéssica Caixeta (Fadema)

Fotos: Jéssica Caixeta

Ascom/IFSULDEMINAS – Câmpus Machado