Cursos FIC - 2020

Recorde de público: cerca de 8 mil pessoas se inscreveram em cursos abertos

Posts 47Para cumprir sua missão de promover o desenvolvimento regional por meio de educação, também foram realizados cursos livres e rápidos, conhecidos como Formação Inicial e Continuada (FIC). Estas capacitações foram oferecidas, em sua maioria, na modalidade a distância a cerca de 8 mil pessoas e segundo demandas específicas de alguns órgãos que entraram em contato com o campus. Mas no início do ano, o curso “Corte e Costura e Empreendedorismo” teve na modalidade presencial.

Para financiar tais ações, o Campus Machado utiliza recursos internos, da Reitoria, específicos da Setec/ Mec, como foi o caso do programa “Novos Caminhos” que prospectou 11 cursos e formou mais 3 mil pessoas. E utiliza, ainda, a cooperação de seus servidores. Os cursos preparatórios para o Ensino Médio e para o Enem ofereceram 200 vagas de forma virtual. Já cursos na área de Informática formaram aproximadamente 100 pessoas. Já os cursos de aprimoramento em carnes e produção de cervejas artesanais foram destinados aos alunos da área de Alimentos.

Curso FIC1"Focamos nos cursos de forma on-line, alguns inclusive com grande participação, como o curso de Educação Especial e Inclusiva que alcançou 4 mil matriculados na segunda edição. Aliamos o aprendizado dos eventos e incluímos três lives que tiveram mais de 7.200 visualizações. Outra novidade foi o curso FIC Tópicos Especiais em Zootecnia que foi realizado pelos docentes da área em parceria com a Universidad de Cundinamarca (UDEC). A capaitação foia voltada para os alunos de Zootecnia do IFSULDEMINAS e para os estudantes da Universidad de Cundinamarca – Colômbia", explicou a coordenadora de Extensão do campus, Michelle Marques.

Para o professor Fábio Brazier, docente conteudista do curso, a grande procura pelo tema é uma questão relacionada à reconfigurações de paradigmas educacionais. “A educação brasileira caminha de um modelo tradicional, pautado por práticas de exclusão para um modelo democrático, inclusivo. Nesse sentido, por força das legislações, das reconfigurações educacionais, os profissionais sentem a necessidade de buscar novas formações, rever conceitos e práticas. Curso FIC5Assim, um curso FIC como o ofertado pelo nosso campus oferece a formação no modelo necessário, ou seja, que alia os conhecimentos teóricos necessários à prática pedagógica realizadas nas instituições educacionais”, explicou.

Solicitado pela Secretaria de Estado da Educação, o curso para “Formação de Agentes Comunitários de Saúde” ofereceu 600 vagas. Para 2021, estão sendo gravadas aulas para 16 mil vagas.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado