Projetos Sociais

Projetos sociais desenvolvidos durante o ano envolveram estudantes e comunidade

Posts 48Neste ano, o Campus Machado também contou com 55 projetos realizados por meio de parcerias com órgãos públicos e privados. Muitos deles relacionados aos cursos ofertados e outros com enfoque mais sociais.

A organização de projetos de extensão é um dos fortes do campus, que busca chegar à comunidade por meios de tais ações. Em 2020, um grande esforço da instituição conquistou mais parceiros para a realização destas ações. Muitos projetos de abrangência mais social  se aliaram aos momentos críticos e ao enfrentamento da pandemia. "Surgiram diversas possibilidades em relação a editais neste momento de pandemia, especialmente para projetos na área de combate ao covid, além de outras diversas oportunidades. Coube à extensão apoiar os extensionistas neste momento", comentou a coordenora de Extensão do campus, Michelle Marques.

DSC 0569Segundo explicou a coordenadora, dentre as muitas ações desenvolvidas, algumas se destacam seja pelos números ou pela solidariedade. Quase 9 mil máscaras foram produzidas com ajuda de parceiros (Paróquia Sagrada Família e Santo Antônio, Associação Cultivar e Grupo Mupe em Poço Fundo), além recursos da Setec/MEC e entregues a entidades da região. Com apoio da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPO), o campus também reformou sua cervejaria. A partir da doação de bebidas alcoólicas e perfumes da Receita Federal deu início à produção de álcool em gel para doação a diversas instituições. Até o momento foram produzidos pelo campus mais de 1.400 mil litros do antisséptico que integram cerca de 8 mil litros doados pelo IFSULDEMINAS. Outro destaque também foi a Residência Agrícola.

Doação de alimentos

4538b5ca 0d32 43f2 8bae 5693dc6b4a3bPor meio de uma chamada pública, os alimentos produzidos pela fazenda-escola e os que estavam em estoque no almoxarifado para a alimentação escolar foram entregues a cerca de 20 entidades de 11 municípios da região. Durante 21 semanas, os representantes das entidades estiveram no campus para retirada dos gêneros alimentícios. No segundo semestre, os alimentos foram adquiridos com recursos próprios para Alimentação Escolar e entregues aos alunos do técnico que manifestaram a necessidade ou a intenção de receber. Ao todo, foram destinados a este público 486 kits de alimentos.

Já no início do ano, uma campanha realizada arrecadou donativos doados às famílias atingidas pelas enchentes em Machado, Poço Fundo e Paraguaçu. Muitas entidades fortaleceram parcerias com o campus para atender aos necessitados, como o Sesi e a Associação Comercial e Industrial  de Machado (Aciam). Roupas, artigos de higiene, de limpeza e mantimentos estavam entre os itens arrecadados.

WhatsApp Image 2020 12 21 at 09.59.21 1Neste fim de ano, a campanha Natal sem Fome contou com o apoio do Instituto Federal que ajudou a promover uma grande ação para conscientização sobre o  problema da fome, o Fórum Regional sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Além disso, o Campus Machado apoiou o desenvolvimento de ações pontuais para a campanha, como parcerias para articulação de pontos de coleta, a realização do arrastão da solidariedade (campanha do quilo), a organização do almoço solidário e uma live show com artistas locais para sensibilização da comunidade. As últimas ações aconteceram no fim de semana (19 e 20 de dezembro) e tiveram como parceiros, o Campus, a Ação da Cidadania Sul de Minas e a Associação Cultivar, além de apoiadores que se sensibilizaram com a ação.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Ascom/ Campus Machado e Divulgação