Ouça a Rádio Estação Cultura 96,3 FM

  ambiente virtual

ESTAÇÃO CULT

FUNDAÇÃO

ACESSO A INFOR

DOMINIO PUB

CAPES

sisreq

ouvidoria

 

Fotos do Campus Núcleo de Qualidade do Café
Núcleo de Qualidade do Café

Coordenador: Prof. Leandro Carlos Paiva

Email: leandro.paiva@ifsuldeminas.edu.br

Telefone: (35) 3295-9700

 

Inaugurado em 2009, o Núcleo de Qualidade do Café do IFSULDEMINAS – Campus Machado tem como objetivo ser sede para a pesquisa, o ensino e a extensão de cafés de qualidade. No Núcleo, entre outras atividades, são oferecidos cursos de curta e longa duração de classificação de café (fisica e sensorial), eventos, aulas (qualidade, indústria, certificação), treinamentos de extencionistas, produtores e professores, capacitações e análises de qualidade diversas.

O Núcleo de Qualidade do Café está dividido em: Laboratórios de Torra e Moagem;
Laboratório de Classificação Física; Laboratório de Análise Sensorial; cozinha de preparo de produtos à base de café e armazém aclimatizado. Os Laboratórios de Torra e Moagem contam com moinhos e torrador alemães dos mais utilizados e precisos atualmente para a qualidade de café; analisadores de cores de café e máquinas para teste de granulometria. O Laboratório de Classificação Física possui peneiras, determinadores de umidade, analisadores de UV e balanças. E a cozinha, por sua vez, apresenta maquinários para a criação de diversos pratos de café.

No Núcleo, são ministradas aulas práticas e disciplinas, como Indústria do Café e Classificação e Degustação de Café, para os cursos de Tecnólogo em Cafeicultura, Engenharia Agronômica, Técnico e Tecnólogo em Alimentos e Técnico em Segurança do Trabalho.

Veja também:

Núcleo de Qualidade do Café atrai visitantes estrangeiros

 

 

sele instituto federal

selo rede de ensino