Ouça a Rádio Estação Cultura 96,3 FM

  ambiente virtual

ESTAÇÃO CULT

FUNDAÇÃO

ACESSO A INFOR

DOMINIO PUB

CAPES

sisreq

ouvidoria

 

Fotos do Campus Coord. Ger. Assist. ao Educando
Coord. Ger. Assist. ao Educando

Coordenador: Sérgio Luiz Santana

E-mail:sergio.santana@ifsuldeminas.edu.br

Telefone: (35) 3295-9700

 

 A CGAE – Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando é responsável por acompanhar os benefícios e serviços ofertados aos alunos no ensino integrado, subsequente e superior, oferecendo orientação educacional e disciplinar, se tornando um elo entre o aluno/família e departamento pedagógico.

A CGAE é a parte sensível do campus. É o lugar onde nossos alunos são orientados e estimulados a compreender que “ser” é fundamental e que “ter” é apenas consequência de nossas ações e emoções. Também é nossa preocupação orientar nossos alunos a respeitar e a lidar com as diferenças. Então, trabalhamos junto aos pais e alunos, paulatinamente, noções de responsabilidade e respeito a fim de auxiliar o aluno a lidar com os diversos conceitos que permeiam as relações humanas e sociais do dia a dia, buscando conviver em harmonia, respeitando as diferenças e individualidade de cada ser. Os profissionais da CGAE entram em cena, não para substituir os pais ou responsáveis, mas para colaborar no processo de construção da cidadania de nossos adolescentes e jovens.

DSCF7154

MEMBROS DA EQUIPE CGAE: Coordenador Geral, Coordenador de internato, Orientador educacional, Psicólogo, Assistente social, Enfermeiro, Assistentes de alunos e Técnicos Administrativos.

MORADIA ESTUDANTIL: O corpo discente é formado por alunos integrantes dos seguintes regimes:

É oferecido preferencialmente aos alunos dos cursos técnicos integrados, menores de 20 anos.

Regime residencial – Discentes que residem na moradia estudantil e utilizam o restaurante do câmpus

Regime semirresidencial – discentes que utilizam vestiários e o restaurante do câmpus até às 17 horas (não é oferecido o jantar e pernoite).

Não residencial – Não usufruem da moradia estudantil e/ou vestiários. Frequentam o restaurante mediante aquisição prévia do ticket.

A moradia estudantil é um benefício ofertado aos alunos regularmente matriculados que, ao optarem por residir na instituição, assumem o compromisso de cumprir as regras estabelecidas no regimento do corpo discente. O não cumprimento das regras traz o risco da perda do benefício. Entre estas regras, destacamos:

 

  •  Respeitar horários;

  •  Comunicar ao CGAE (assinar a pasta) sua saída no final de semana; em caso de festas ou shows, deverão ter autorização dos pais para sair;

  • Programar com antecedência (junto ao coordenador do projeto do qual o aluno participa) se for permanecer na escola nos finais de semana e cumprir as escalas dos projetos conforme cada curso;

  • Não portar, ou guardar no quarto, bebidas alcoólicas e/ou outros entorpecentes;(lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996. Art. 2- É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno derivado ou não do tabaco em recinto coletivo fechado, privado ou público).- Não fumar dentro da moradia estudantil e dependências;

  • Não provocar ou se envolver em brigas, desentendimentos ou confusões;

  • Não se apresentar sob efeito de bebidas alcoólicas ou perturbar a paz e a tranquilidade;

  • Cumprir escalas de limpeza e organização do quarto e dependências junto aos demais colegas;

  • Reparar danos materiais causados ao patrimônio público;

  • Não permitir a entrada de qualquer pessoa nas dependências da moradia estudantil senão aqueles escalados para tal. Os familiares deverão solicitar autorização prévia da CGAE para visitas no local;

  • Não mudar de quarto ou de regime estudantil sem autorização da CGAE.

  • Todos os pertences dos alunos internos e semi-internos deverão ser identificados com o nº de matrícula que será fornecido no 1º dia de aula.

  • Os quartos são coletivos e cada quarto poderá ter: 1 (uma) TV, 1 (um) aparelho de som, 2 (dois) ventiladores de uso coletivo, de responsabilidade e em comum acordo entre os residentes dos mesmos.

  • Os produtos de higiene pessoal são de responsabilidade do aluno.

  • As camas são BELICHES, (tamanho do colchão 80 x 1,90) e poderão usar protetor contra insetos (mosquiteiro) fixado no teto.

A CGAE não pode responder legalmente pelos estudantes, portanto, no caso de atritos com a lei, em se tratando de alunos menores de 18 anos, o Conselho Tutelar será acionado até que os pais ou responsáveis se apresentem. No caso de maiores de 18 anos, se em atrito com a lei, estarão sujeitos à ação da polícia militar.

Vale destacar que o Estatuto da Criança e do Adolescente determina que, na ausência dos pais ou responsáveis, quem responde pela criança ou adolescente é o Conselho Tutelar.

Lei nº 8.069 de 13 de junho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente:

Art 138 – Aplica-se ao Conselho Tutelar a regra de competência constante do art. 147

Art. 147 A competência será determinada:

    1. Pelo domicílio dos pais ou responsável;

    2. Pelo lugar onde se encontra a criança ou adolescente, à falta dos pais ou responsável.

 

LAVANDERIA: A lavanderia atende gratuitamente os alunos que residem no alojamento desde que obedecidos os horários de entrega e retirada das roupas.

 

REFEITÓRIO: O refeitório atende atualmente todos os alunos dos cursos integrados e subsequentes diurnos. São oferecidas 5 refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e lanche da noite. Os alunos dos cursos superiores são atendidos por meio de aquisição de tickets junto à Cooperativa Escola. O cardápio é elaborado por nutricionista.

 

ENFERMARIA:O atendimento é de caráter emergencial e preventivo; caso necessite de cuidados médicos, será encaminhado e acompanhado ao pronto atendimento municipal e/ou ao ambulatór io do Sindicato rural.

 

Os eventuais gastos com tratamento médico e medicamentoso não disponível no SUS são de responsabilidade da família.

 

OBS: Durante a estadia nesta escola, todos os alunos deverão ter em mãos o cartão de vacinação atualizado, cartão do SUS e o cartão do plano de saúde (se possuir).

 

 ENXOVAL PARA ALUNOS:Os alunos das 1ª séries dos cursos técnicos diurnos

Deverão trazer de casa:

  • Roupa de cama e banho (lençóis, fronhas, cobertor, travesseiro e toalhas). Fique atento: no período de inverno, são necessários moletons e mais de um cobertor, pois, nossa região é muito fria;

  • Cadeado de 25 a 35 mm; Chinelo de banho;

  • Bota ou botina, calça jeans ou brim para aula prática de Agropecuária;

  • Bota de borracha branca para práticas do curso de Alimentos;

  • Tênis e bermuda de ginástica (azul ou preta na altura do joelho) para educação física;

  • Produtos de higiene pessoal (sabonete, creme dental e escova, shampoo, desodorante, antisséptico para os pés e papel higiênico);

  • 1 colchão de tamanho 80 x 190 cm.

 

OBS=> É importante manter sempre atualizado o endereço e telefone dos pais ou responsável, pois serão enviados boletins ou comunicados para suas residências ou feito contato por telefone para informar da vida escolar dos alunos.

 

As demais informações estarão contidas no REGULAMENTO DISCIPLINAR que será entregue ao aluno no 1º dia de aula.

 

 

sele instituto federal

selo rede de ensino