Ouça a Rádio Estação Cultura 96,3 FM

  ambiente virtual

ESTAÇÃO CULT

FUNDAÇÃO

ACESSO A INFOR

DOMINIO PUB

CAPES

sisreq

ouvidoria

 

Fotos do Campus Extração de Óleos Vegetais
Extração de Óleos Vegetais

Coordenador: Eduardo Alberton Ribeiro

E-maileduardo.ribeiro@ifsuldeminas.edu.br

Telefone: (35) 3295-9700

 

Os trabalhos de implantação da Unidade de Extração de Óleos Vegetais do IFSULDEMINAS – Campus Machado iniciaram-se em 2006, com finalização do projeto em 2008. O projeto inicial de implantação da unidade piloto de Produção de Biodiesel destinava-se ao estímulo à produção de oleaginosas por pequenos produtores locais, capacitação de técnicos e produção de energia bio-renovável, em especial Biodiesel. Atualmente visará também o desenvolvimento de pesquisa e extensão pelo corpo docente e discente.DSCF4053

O processo de produção na Unidade está dividido em 2 galpões. O primeiro destina-se à etapa de extração do óleo vegetal, a partir de diferentes oleaginosas. Uma vez extraído e purificado o óleo, este passa para o segundo galpão, onde há uma série de 2 reatores e 4 decantadores. Basicamente, nos reatores, é misturado o óleo ao enolato. Na etapa final, tem-se a decantação para separar o biodiesel dos demais subprodutos, como a glicerina. 

A partir de 2013, o setor contará com a participação de alunos de iniciação científica (IC), principalmente dos cursos de Agronomia, Licenciatura em Biologia e Cafeicultura. Por ter uma grande área de aplicação, poderá agregar alunos de outros cursos da Instituição, dentre eles, discentes dos cursos de Tecnólogo em Alimentos e informática. No local, não há disciplinas ministradas, no momento. A usina tem como objetivo central a produção de Biocombustíveis e o desenvolvimento da pesquisa e extensão. Porém, como existe grande correlação com conteúdos ministrados na química, física, biologia, por exemplo, estes temas acabam sendo rediscutidos.

A manutenção da unidade fica sob responsabilidade da Direção-Geral do IFSULDEMINAS e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento e Ensino de Machado – FADEMA. A equipe envolvida diretamente com os trabalhos é formada por coordenador, professores colaboradores e alunos de Iniciação Científica. Atualmente, há grande esforço no sentido de ampliar o potencial de pesquisa na Usina, com a implantação de grupos credenciados ao CNPq e a outros órgãos de fomento.

 

 

 

sele instituto federal

selo rede de ensino