Ouça a Rádio Estação Cultura 96,3 FM

  ambiente virtual

ESTAÇÃO CULT

FUNDAÇÃO

ACESSO A INFOR

DOMINIO PUB

CAPES

sisreq

ouvidoria

 

Fotos do Campus Olericultura
Olericultura

 Coordenador: Jonathan Ribeiro de Araújo

E-mail: jonathan.araujo@ifsuldeminas.edu.br

Telefone: (35) 3295-9700

 A olericultura é a área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças, culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas. Neste setor do Campus Machado, são produzidos: abobrinha, abóbora, acelga, alface, agrião, berinjela, beterraba, brócolis, cebolinha, cenoura, chicória, couve, couve-flor, pepino, pimentão, rabanete, repolho, rúcula, salsa e tomate. Também existe o cultivo de plantas hidropônicas (técnica de plantio que utiliza uma solução onde estão presentes todos os nutrientes necessários para o pleno desenvolvimento das mudas). DSC00970 2

O setor de Olericultura (anteriormente denominado UEP – Unidade Educativa de Produção) foi implantado em 1957, na época da antiga Escola de Iniciação Agrícola de Machado. E a primeira estufa de mudas foi construída pela professora Imair, em 1982, onde hoje funciona a cozinha experimental e o barracão da oficina mecânica.

A manutenção, atualmente, é realizada por três servidores: Jonathan Ribeiro de Araújo (Técnico), João Carlos Franklin (Aux. Técnico) e Marcelo Gonçalves (terceirizado). Na manutenção, também participam os alunos do curso Técnico em Agropecuária (inclusive, estudantes do projeto de Olericultura) e um estagiário (geralmente, estudante de Engenharia Agronômica).

De acordo com o Técnico em Agropecuária, Jonathan Ribeiro de Araújo, “a maioria dos alunos se mostra satisfeita com as técnicas e práticas vivenciadas no setor, pois esses estudantes já tiveram alguma experiência com hortas em suas casas, porém sem ainda dominar as técnicas de produção. Quando eles entram em contato com essas novidades, eles enxergam maneiras novas de produzir as mesmas plantas que cultivavam em casa e, posteriormente, tendo a oportunidade de repassar os ensinamentos vividos no setor para seus familiares”.

Todos os alunos do IFSULDEMINAS – Campus Machado utilizam do setor de Olericultura, seja na forma de atividades práticas ou por meio de trabalhos escolares.

 

 

 

 

sele instituto federal

selo rede de ensino