Ouça a Rádio Estação Cultura 96,3 FM

  ambiente virtual

ESTAÇÃO CULT

FUNDAÇÃO

ACESSO A INFOR

DOMINIO PUB

CAPES

sisreq

ouvidoria

 

Fotos do Campus Museu de Ciências Naturais
Museu de Ciências Naturais

Coordenador: José Alencar de Carvalho

Email: jose.alencar@ifsuldeminas.edu.br

Telefone: 3295-9700

 

IFSULDEMINAS - Campus Machado inaugura seu museu de Ciências Naturais e homenageia docente.

DSC 0506No dia 14/11, o IFSULDEMINAS - Campus Machado inaugurou seu “Museu de Ciências Naturais – José Alencar de Carvalho”, dentro das comemorações da Semana de Biologia, patrocinada pela FUNASA. O local expõe animais por meio da técnica de Diorama, modo de apresentação artística de cenas da vida real de aves, répteis, felinos e outras espécies, como se estivessem em seu habitat natural.

A atividade contou com as boas vindas do diretor geral do câmpus Machado, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, além da presença de diversas autoridades acadêmicas, professores, técnicos administrativos, convidados e familiares do homenageado, que é docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Professor Carlos Henrique destacou a importância do museu para todo o IFSULDEMINAS e comunidade  em geral, para a pesquisa e desenvolvimento do ensino. Também enfatizou sobre o quanto foi merecida a homenagem e agradeceu a todos os envolvidos nos trabalhos, em especial aos acadêmicos do curso e ao profissional Carlos Rodrigues Morais Neto, taxidermista do Museu Nacional da UFRJ, e que tem contribuído com os trabalhos.

Para o coordenador do curso de biologia, professor Cloves Gomes de Carvalho Filho, “é muito importante tal feito, visto que  José Alencar é  uma pessoa que dedicou sua vida à biologia e lutou para conseguir este espaço,  incentivando  muito os estudantes no processo de construção e montagem do acervo”.

Homenagem dos alunos

Na ocasião, professor José Alencar foi prestigiado por seus alunos, com um vídeo produzido pelos próprios acadêmicos, veiculado na sala de reuniões do câmpus. Na sequência, todos foram ao museu para o descerramento oficial da placa, e visita às instalações. Por fim, todos participaram de um coquetel oferecido pelo câmpus.

Para a professora do curso de Biologia, Ariane Borges, “são estruturas como estas no câmpus que favorecem o estudo e a formação de nossos discentes,  que saem para o mercado de trabalho com vivências e práticas em museologia, características inerentes ao profissional dinâmico e bem preparado”. 

 

Fotos do museu

 

 

 

 

sele instituto federal

selo rede de ensino