Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Volta às aulas 2024

Ano letivo tem início com evento de recepção para calouros do Técnico Integrado 

DSC 0898O mês de fevereiro ganhou ritmo com a volta às aulas para os estudantes do Técnico Integrado ao Ensino Médio e a recepção dos calouros. No último domingo, dia 04, o IFSULDEMINAS - Campus Machado recebeu mais de 100 residentes na Moradia Estudantil. Durante a recepção, os alunos foram conduzidos aos seus respectivos quartos e receberam orientações sobre as normas internas da instituição. Pais e responsáveis participaram da acolhida no Auditório principal, onde tiveram a oportunidade de conhecer grande parte da equipe responsável pelo acompanhamento dos estudantes.

DSC 0249O Coordenador-Geral de Assistência ao Educando, Sérgio Santana, tranquilizou os familiares sobre o funcionamento da escola. Lidiane Alves, residente em Alfenas, esteve no campus para deixar seu filho, Marcílio Alves Gomes, que ingressou no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e optou por ficar na Moradia Estudantil. Lidiane compartilhou que, embora o filho tenha escolhido o curso e conduzido todas as etapas do processo, ela se sentiu tranquila devido à responsabilidade sempre demonstrada por ele.

DSC 0792A segunda-feira, 05/02, foi o início oficial do calendário letivo. Pela manhã, os novatos foram recebidos no Auditório Antônio Carlos Estanislau, enquanto os veteranos seguiram a programação divulgada no site da instituição. Uma dinâmica especial foi organizada para ambientar os calouros. Com muita descontração, a assistente social do DSC 0124Campus Machado, Yara Fernandes, ajudou a conduzir um Quiz. Ao longo da manhã, os estudantes participaram de um desafio para concorrer a brindes, respondendo a questões de conhecimentos gerais e entretenimento.

A professora Aline Manke, diretora-geral da instituição, deu as boas-vindas aos alunos. A diretora de Ensino, professora Fabiana Lúcio de Oliveira, apresentou a equipe do setor e compartilhou as diretrizes a serem seguidas. O professor Diego Zanetti, coordenador de Ensino, forneceu informações sobre a rotina escolar e horários. O diretor de DSC 0091Administração e Planejamento, Antônio Marcos de Lima, esclareceu aos estudantes as principais atividades desenvolvidas pelo seu setor, enfatizando a aquisição de materiais e o pagamento de bolsas. Antônio colocou-se à disposição dos estudantes para eventuais esclarecimentos ou apoio necessário.

A professora Lidiany Soares, coordenadora da Coetagri, compartilhou informações sobre o papel da cooperativa-escola e os serviços oferecidos pelo setor. Ela abordou os recursos disponíveis para os estudantes, bem como o atendimento à comunidade. A professora destacou que os iogurtes sorteados durante a dinâmica, por exemplo, fazem parte dos produtos comercializados pela Coetagri.  

O professor Sérgio Murilo anunciou o retorno de um projeto de música que será oferecido neste ano, com o apoio do músico e bolsista Lucas Ley. Sérgio explicouDSC 0773 que nos próximos dias os estudantes poderão se inscrever para aulas de violão. A professora Fabiana também adiantou que estão previstos alguns eventos voltados aos estudantes, como a Feira de Ciências e Cultura, um Show de Talentos e a Semana do Meio Ambiente.

A jornalista do Campus Machado, Érika Vilela, abordou a perspectiva da comunicação institucional e a DSC 0871importância da interação e do trabalho realizado nas redes sociais, Instagram e Facebook, destacando os cuidados necessários com a imagem do Campus e dos próprios alunos. Apresentou as logomarcas oficiais da instituição. Também chamou atenção  para o respeito ao uso de imagens de terceiros e a importância da adesão voluntária de servidores e alunos em registros compartilhados nas redes.

DSC 0217O coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Marcelo Pimentel, orientou os alunos sobre os serviços de tecnologia oferecidos pelo campus, como o acesso à wi-fi via rede Eduroam e pela rede local, a criação de e-mail e usuário no sistema de acompanhamento da vida acadêmica. Marcelo também destacou os principais problemas relatados pelos estudantes, como usuários não encontrados, uso de e-mails inadequados e recuperação de senhas. 

Sérgio Santana também aproveitou a oportunidade para apresentar sua equipe e reforçar informações sobre o regimento e as normas institucionais. Ele esclareceu que um novo regimento estudantil está em fase de aprovação e em breve será disponibilizado aos estudantes. Sérgio também informou que o regimento interno do Alojamento já foi aprovado e que, ainda nesta semana, terá uma portaria para sua publicação oficial.

Durante a acolhida, os coordenadores dos cursos técnicos tiveram a oportunidade de se apresentar aos alunos. O professor Augusto Márcio da Silva Júnior, do curso Técnico em Informática, o professor Vanderley Almeida, do Técnico em Alimentos, e o professor Gilson Morais, do Técnico em Agropecuária. No período da tarde, eles guiaram os estudantes DSC 0266em um tour pelas dependências da instituição. O professor Vanderley deixou uma dica aos novatos: "Não deixem para amanhã o trabalho que vocês podem fazer hoje"  

Volta às aulas na perspectiva dos alunos

Júlia Delfino já concluiu o Técnico em Agropecuária, está aguardando a certificação e conta que já sente saudade da instituição. "Sou muito grata a todos que fizeram parte dessa jornada".

Para Sarah Mileu, que está no 3º ano do Técnico em Agropecuária, "foi top". O estudante Lucas Baroni está quase concluindo o curso de Agronomia e diz que se lembra do seu primeiro dia de aula, em 2018. "Tempos bons que passei aí".

Ana Lívia é novata do curso de Agropecuária e relata: "Gostei muito!". Emanuel de Paula é de Três Corações e ingressou no Técnico em Agropecuária. "Bão demais, muito grande aqui!" Já Yasmim Rafaelly, que está no segundo ano, comentou: "sensação esquisitíssima, mas amei voltar".

Iris Ariane está no último ano do Técnico e publicou: “Último primeiro dia de aula: Faça o possível, busque o necessário e acredite no impossível”. Kauan Wendel Matias também comemorou o primeiro dia do último ano. “Que papai do céu me abençoe neste último ano do meu sonho”.

“Persista nos desafios, pois cada obstáculo é uma oportunidade disfarçada de crescimento”, escreveu Kaique Gustavo. Já a Júlia Rocha publicou: “Um bom filho à casa torna”.

 

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado e divulgação

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página