Abraço pela Educação

IFSULDEMINAS faz Abraço Simbólico em seus campi e reitoria nesta segunda, 13/05

No Campus Machado, colaboradores e alunos se mobilizarão no campo de futebol

Abraco pela educacao campus machadoNesta segunda-feira, 13/05, a Rede Federal de Ensino de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em todo o Brasil, fará um Abraço Simbólico em seus campi e reitorias. O IFSULDEMINAS não fica de fora e adere ao ato às 10h, nos campi de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Pouso Alegre e Três Corações. Estarão envolvidos cerca de 1.108 servidores, mais de 400 terceirizados, quase 150 estagiários e centenas de estudantes de cursos técnicos, superiores e pós-graduação. Passos aderiu ao ato nesta quinta e Poços de Caldas o fará amanhã, em função de feriados municipais na data. Em Machado, servidores, terceirizados e alunos se reunirão, às 09h30, no campo de futebol para a mobilização.

Mais de 50% dos municípios brasileiros são direta ou indiretamente atendidos pelos 647 campi, além dos nove polos de inovação, implantados em 568 cidades. O bloqueio de 30% do orçamento das instituições federais de ensino – aproximadamente R$ 900 milhões – representa de 37% a 42% dos recursos de custeio previstos para o funcionamento das unidades no país. Segundo o reitor do IFSULDEMINAS e Vice-Presidente de Relações Institucionais do CONIF, professor Marcelo Bregagnoli, “a iniciativa pacífica e democrática busca chamar a atenção da sociedade e órgãos governamentais sobre o impacto e prejuízos que o bloqueio pode trazer a milhares de alunos e à população regional atendida pela instituição”.

Saiba mais (Fonte: CONIF)

Levantamentos do CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) mostram que estão em andamento mais de 11 mil projetos de pesquisa e 6 mil projetos de extensão tecnológica nestas instituições. Já a Plataforma Nilo Peçanha (PNP), ambiente virtual que reúne estatísticas oficiais da Rede Federal, registra cerca de um milhão de matrículas e uma relação de 23,7 alunos por professor, ultrapassando a meta prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). Em 2018 foram 182.671 discentes concluintes, segundo a Nilo Peçanha.

O CONIF ainda traz dados como o destaque na principal avaliação da educação básica do mundo: o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Resultados da edição mais recente, de 2015, indicam que, se fosse um país, a Rede Federal estaria entre os primeiros colocados nas áreas analisadas. Em Leitura, ficaria na segunda posição entre os 71 países e territórios avaliados, ficando atrás apenas de Singapura. Em ciências, a pontuação seria suficiente para conquistar o 11º lugar, à frente da Coreia do Sul, Estados Unidos e Alemanha. Em matemática, a nota ultrapassou a média geral do Brasil . Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3449-6252 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
09/05/2019